A adoção da solução Power Pages permitiu uma maior agilização para Parceiros e o aumento da eficiência e da produtividade ao nível da equipa da IP Telecom
A IP Telecom pretendia criar um portal público de forma a aproximar- se dos seus Parceiros e a proporcionar-lhes uma maior autonomia. Tinha também o objetivo de partilhar mais informações, tais como as vantagens de ser Parceiro e outro tipo de documentação sobre novas oportunidades. A empresa, focada em redes de alto débito, datacenter e cloud, que prioriza a relação com os seus Parceiros através da sua rede de Canal IPT Partner Network, lançou o desafio à Xpand IT: “a criação de um portal público onde os Parceiros, atuais e futuros, conseguissem consultar, facilmente, todas as vantagens da Parceria com a IP Telecom, com registo de Parceria ágil, capacidade de criar simuladores adequados às necessidades do mercado empresarial português, com respetivas propostas de serviços em tempo real e, fazendo sentido, avançar com o registo de oportunidades, tudo de forma autónoma”, esclarece a IP Telecom, que acrescenta que, “com a ajuda da Xpand IT, a IP Telecom esperava alcançar maior produtividade e qualidade nos seus processos, além de fortalecer e aumentar a relação com os seus Parceiros”. A soluçãoA solução acabaria por partir da própria empresa de redes. “Utilizou-se Power Platform, mais propriamente, Power Pages, dado que teria de ser um portal aberto ao público em geral (fora da entidade)”, frisa a Xpand IT, tendo por base a plataforma de CRM Microsoft Dynamics 365, já a uso pela IP Telecom. De acordo com a Xpand IT, um dos principais focos “foi disponibilizar um simulador que, tendo em conta as propostas do Parceiro, devolvesse uma proposta de valor”. O portal desenvolvido contou com uma parte pública, com partilha de informação sobre as vantagens de ser Parceiro, tendo sido adicionada uma possibilidade de registo para o acesso a novas ferramentas. “Após o registo e confirmação do mesmo, disponibiliza-se uma área privada que tem, por exemplo, os simuladores para os diversos produtos da IP Telecom, bem como dashboards de propostas/oportunidades em vigor”, explica a Xpand IT. O impacto da solução no negócioA criação deste portal possibilitou uma maior autonomia aos seus utilizadores, desde Parceiros a integrantes da equipa IP Telecom. De acordo com a experiência da organização, e ainda antes da adoção da solução Power Pages, o processo de registo “levava um tempo significativo, desde o envio do primeiro email, pelo Parceiro ou responsável de Parceiros da empresa, até à finalização do processo”. Atualmente, o tempo de registo foi otimizado e reduzido para duas horas para aprovação e validação de um Parceiro - antes da criação do portal o tempo era de dois a cinco dias. A solução permitiu um aumento da eficiência e da produtividade da equipa, contribuindo para uma gestão de recursos mais eficaz e inteligente. Os Parceiros têm agora a possibilidade de registar oportunidades, com descrição do serviço pretendido, que são depois encaminhadas diretamente para o sistema de CRM da IP Telecom. No dashboard o utilizador tem a possibilidade de visualizar o histórico completo das oportunidades. “Com a colaboração da Xpand IT, a IP Telecom conseguiu oferecer aos seus Parceiros uma experiência de utilização simples, prática e com mais funcionalidades disponíveis”, reitera a IP Telecom, que destaca a maior autonomia dos Parceiros e a melhoria da gestão ao nível das oportunidades no seu CRM. A Xpand IT considera que o feedback foi positivo, tanto do lado da IP Telecom como dos próprios Parceiros, que reconheceram a mais- -valia do portal, principalmente em funcionalidades disponibilizadas no simulador que permitem aceder a uma proposta de preço em tempo real. “Foi uma boa oportunidade para alargar a nossa experiência em Power Pages bem como integrações com o CRM”, remata a Xpand IT. |