A aliança entre fabricante e cliente final pretende aliar a expertise das duas organizações para melhorar a operacionalidade e contribuir para a modernização de um setor fundamental para o país
As necessidadesOs CTT e a Microsoft estabeleceram uma parceria com base em quatro grandes eixos estratégicos que ajudam os CTT a endereçar da melhor forma os desafios a que são sujeitos: soluções tecnológicas para transformação de negócio, desenvolvimento em inovação e capacitação e desenvolvimento de competências. As soluçõesO objetivo passa, essencialmente, por reforçar o trabalho das duas organizações e contribuir para a aceleração da transformação digital e crescimento do setor logístico em Portugal. Entre as iniciativas a serem desenvolvidas inclui-se a modernização da plataforma tecnológica dos CTT, a utilização de cloud pública, a implementação de melhores práticas de cibersegurança, o desenvolvimento da área de experiência do cliente e do colaborador, a cocriação de projetos inovadores e soluções tecnológicas que ajudem na diferenciação dos produtos e serviços dos CTT, assim como a formação e capacitação dos colaboradores e a avaliação de ferramentas de controlo de métricas de sustentabilidade e projetos sociais e ambientais. Francisco Travassos, Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de negócio dos CTT, explica que a organização está hoje “a alterar a forma de trabalhar dos seus colaboradores e a adaptar-se às mudanças no mercado, incluindo o trabalho remoto. A Microsoft tem uma vasta experiência nesta área e pode fornecer ferramentas e soluções para ajudar os CTT neste desafio. Além disso, a Microsoft pode apoiar os CTT no processo de capacitação e reskilling dos seus colaboradores, para que se possam adaptar às novas necessidades de trabalho”, oferecendo competências que melhoram a produtividade e performance. Para além da adoção de soluções tecnológicas inovadoras e o foco na certificação dos colaboradores dos CTT, o objetivo passa por contribuir para uma melhor eficiência operacional num setor que tem sido alvo de uma grande transformação nos últimos anos. A parceria, defende Magda Mata, Account Executive Microsoft Portugal, permite que os CTT respondam aos desafios e oportunidades do setor dos transportes e armazenamento. “Entre os desafios estão a concorrência global, as novas exigências dos consumidores e a cibersegurança, e nas oportunidades destacam-se crescimento do comércio digital, a diversificação das ofertas de serviços e a inovação tecnológica. A parceria visa apoiar o negócio dos CTT em ambos os cenários, oferecendo soluções que possam aumentar a sua competitividade, qualidade e segurança no mercado”, sublinha. Os resultadosNuma altura em que atravessam um “momento de otimização e digitalização de muitos processos”, os CTT contam com as ferramentas da Microsoft, com soluções de inteligência artificial, que podem ser alocadas a áreas como o apoio ao cliente, processos e desenvolvimento informático. A Microsoft é também, na ótica dos CTT, “um parceiro confiável, com muita experiência” num tema como o da cibersegurança: “A cibersegurança é uma preocupação constante dos CTT, especialmente em relação às suas infraestruturas críticas e diante do crescente número de ataques cibernéticos em todo o mundo”. Para o futuro, a Microsoft pretende que estas parcerias “tenham um valor qualitativo”, funcionando como uma oportunidade “para abrir caminho à transformação digital de uma organização fundamental para o país e que encontrará na tecnologia novos caminhos para se reinventar”. |