A Tyson Foods é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com mais de 114 mil funcionários, distribuídos por cerca de 400 escritórios e instalações, a Tyson tem na sua intranet um canal de comunicação essencial.
O desafio
Fruto de um conjunto de aquisições, o departamento da Tyson Foods deparava-se com a necessidade de gerir várias intranets legacy, construídas em diferentes ambientes. Estes sistemas díspares entre si eram de navegação difícil e incluíam informações desatualizadas. Os sites não estavam otimizados para dispositivos móveis e só podiam ser acedidos por quem estava junto aos seus postos de trabalho ou via VPN, o que prejudicava a produtividade.
A empresa precisava de uma solução baseada em cloud, user-friendly, flexível e robusta, à qual os colaboradores, geograficamente dispersos, pudessem aceder em qualquer lugar e a qualquer momento, para compartilhar informações e colaborar de forma simples, em nome de maior eficiência. Outro dos requisitos era um apertado prazo de implementação de dois meses.
Soluções utilizadas:
- Microsoft SharePoint Office 365
- BindTuning SharePoint Office 365 Themes and Web Parts
- Dell EMC Digital Workplace Consulting & Program Management Services
A solução
A Tyson Foods encontrou na BindTuning, empresa cem por cento portuguesa sediada em Vila do Conde, o que procurava: uma alternativa rápida ao desenvolvimento tradicional. A multinacional americana chegou à BindTuning através de um Microsoft Technology Center, em Dallas, onde lhe foram apresentadas três soluções: uma de intranet-in-a box, pré-configurada; uma de desenvolvimento à medida; e a da BindTuning. “A nossa solução acaba por ser intermédia, o que a torna praticamente única no mercado”, explica Beatriz Oliveira, CEO e fundadora da empresa, que define a solução da BindTuning como um “conjunto de peças que se comportam como se fossem blocos de Lego”, que se encaixam para construir a interface final da intranet. “A Tyson gostou muito da abordagem e da flexibilidade que o produto lhes dava”, acrescenta. O design e o desenvolvimento tradicional de uma intranet personalizada, de nível empresarial, pode demorar cerca de 12 meses e custar entre um a dois milhões de euros.
“A Tyson não queria desenvolvimento à medida”, reforça Beatriz Oliveira, “porque esta era a sua realidade, na qual identificavam dificuldades futuras, nomeadamente no momento de fazer ajustes e atualizações à intranet”. A plataforma da BindTuning, cloud-based e assente em SharePoint/Office 365, permitiu que a Tyson substituísse os seus sistemas legacy on-premises sem necessidade de alocar fundos adicionais para codificação ou design personalizados. Todos os temas e as web parts BindTuning são mobile responsive. Como a framework exige apenas a configuração dos temas e das web parts, em vez de codificação personalizada, a Tyson ganhou uma intranet escalável e à prova de futuro, por meio das atualizações automáticas que fazem parte da solução da BindTuning. O Parceiro de implementação escolhido pela BindTuning para a integração do novo ambiente de intranet foi a Dell EMC, com a qual a empresa portuguesa havia já colaborado antes em projetos empresariais com Office 365.
Os resultados
A suite de ferramentas da BindTuning permitiu que a Tyson Foods atingisse os seus objetivos rapidamente. O primeiro protótipo ficou pronto em oito semanas e o projeto, como um todo, foi finalizado em menos de seis meses. As operações de negócio foram consolidadas numa única intranet SharePoint, baseada em cloud e de navegação mais simples. Esta intranet permite que os funcionários compartilhem ativos de informação com segurança e colaborem em projetos, independentemente de onde estejam localizados, utilizando os dispositivos que preferirem. “A BindTuning deu-nos a capacidade de criar um site atraente e de fácil interação, que seria muito difícil de conseguir sem o uso das suas ferramentas e web parts”, realça Charles Norman, Lead Analyst, Workforce Productivity, IS Center of Excellence na Tyson Foods. Beatriz Oliveira destaca que o projeto de intranet da Tyson “resultou num aumento da produtividade e na simplificação das comunicações internas, aumentando em grande medida a experiência de utilização”.
Beatriz Oliveira, CEO e fundadora da BindTuning, ao centro, durante a cerimónia de entrega de prémios dos Intra.NET Reloaded Boston Awards.
Projeto Premiado
Em abril, o projeto desenvolvido pela BindTuning, em parceria com a Dell EMC, para a Tyson Foods foi premiado nos Intra.NET Reloaded Boston Awards – um dos eventos mais importantes na área das comunicações internas, workplace digital e intranet, nos EUA–, na categoria “Best Intranet Solution for User Experience, Design and Content Management”.
|