O Montepio Crédito recorreu ao programa Matrix da Outsytems com o objetivo de automatizar e agilizar procedimentos como os pedidos de crédito
Fundado em 1992, o Montepio Crédito é um prestador de crédito financeiro especializado ao serviço de particulares e empresas em todo o território nacional. A empresa disponibiliza soluções de crédito ao consumo e empresas diretamente através da sua matriz, Banco Montepio, e através de uma rede de intermediários, incluindo concessionários de veículos novos e usados, retalhistas de bens de consumo e fornecedores de equipamentos. Diante da crescente concorrência de grupos bancários multinacionais, o Montepio Crédito tinha a necessidade de transformar a experiência do cliente, tornando-a mais rápida e automatizada para poder competir e crescer no market share. Foi criado um programa de transformação digital Matrix com o objetivo de digitalizar por completo a experiência do cliente, para que este possa realizar um contrato de crédito de forma mais prática, com ou sem o envolvimento de um intermediário, o que tem impactos muito positivos no aumento da eficiência e na segurança sobre os dados. A soluçãoO programa Matrix da OutSystems prevê o desenvolvimento de aplicações, tais como um novo portal de clientes, que irá facilitar aos clientes a gestão dos seus contratos de crédito, abrindo novas oportunidades de up-sell e cross-sell para outros produtos Montepio Crédito. A solução diferencia-se pelo facto de proporcionar uma experiência 100% digital, o que a torna mais ágil e confortável para o cliente. Segundo Ricardo Ribeiro, Chief Transformation Officer, Montepio Crédito, “a escolha recaiu na OutSystems por se tratar de uma empresa portuguesa e porque nos assegura um desenvolvimento rápido e seguro das plataformas utilizadas no projeto. A integração também foi um fator de decisão crucial para a escolha da OutSystems. Numa prova de conceito, foi possível envolver o sistema ERP financeiro do Montepio Crédito com um middleware OutSystems e, de seguida, expor os serviços das apps OutSystems como um ecossistema de API. A velocidade com que foi possível desenvolver essas integrações, em conjunto com a facilidade de criar ótimas experiências de utilizador para web e dispositivos móveis, deu-nos a confiança necessária de que a OutSystems era a escolha certa”. Os resultadosAs soluções digitais que foram adotadas aceleraram os processos de solicitação e aprovação de crédito. Por exemplo, os processos realizados através da app mycreditech.com reduziram o tempo de solicitação e aprovação para menos de 30 minutos em vez de um dia ou mais – e são pelo menos 48 vezes mais rápidos. A solução encontrada com a Outsystems veio resolver problemas como o facto de não existir um processo de crédito integrado. Por outro lado, o Montepio Crédito conseguiu reduzir o esforço do sistema core (middleware) e reduzir excessiva intervenção humana em procedimentos de baixo valor, mas com um elevado custo. Com as novas soluções digitais, 90% dos clientes concluem o seu pedido de crédito sem a necessidade de qualquer intervenção da equipa de atendimento ao cliente. Além de ser mais rápido e conveniente para os consumidores, também permite que a equipa de atendimento ao cliente se concentre no atendimento a outro tipo de solicitações dos clientes. Antes do recurso às novas soluções digitais, existia um processo de crédito não integrado, ou seja, apenas parte do processo era realizado de forma digital, pelo que havia a necessidade de recorrer a atividade manual muito intensiva, o que não permitia disponibilizar mecanismos de autentificação e identificação modernos e seguros ou funcionalidades de contratação eletrónica. “O feedback do Montepio tem sido bastante positivo, principalmente pela agilidade de desenvolvimento da tecnologia OutSystems que permitiu lançar o programa rapidamente, bem como realizar todas as integrações necessárias com a mesma rapidez”, conclui Ricardo Ponce, Senior Account Executive da OutSytems. |