A organização pretendia alargar a capacidade de uso de dados para melhorar o serviço ao cliente
Numa era em que o fluxo de dados é cada vez maior e a sua segurança uma premissa fundamental para qualquer organização, a Mudum Seguros procurava uma melhoria ao nível de eficiência e operacionalidade, com o objetivo de acompanhar os parceiros no crescimento, prestar um melhor serviço de apoio aos clientes, garantindo a confiança e segurança das pessoas. “Procurámos uma entidade que tivesse conhecimento e experiência no desenho e implementação de arquiteturas e soluções tecnológicas, que tirasse partido das capacidades tecnológicas atuais, mas que também conhecesse os desafios inerentes a uma organização com sistemas de informação maduros. Era ainda crucial que tivesse conhecimento da realidade e especificidades do setor segurador e que tivesse a capacidade de ajustar o ritmo e equipas aos vários projetos em curso na companhia”, começa por contextualizar Mara Ferreira, CDO & CIO, Direção de Dados Tecnologia e Transformação da Mudum Seguros. A escolha recaiu na BI4ALL que, com um vasto e sólido conhecimento do setor segurador, tem no seu portfólio soluções de Data Analytics e inteligência artificial. A soluçãoEm 2022 foi criada uma estrutura organizativa dedicada na Mudum Seguros, com a definição de um programa de Dados assente em vertentes de Governance, Arquitetura e Tecnologia, Regulamentação/Segurança e Cultura. Nuno Barboza, CEO da BI4ALL, considera a criação de valor e a maximização de resultados como dois dos grandes objetivos da parceria, com “uma solução de Analytics moderna e adaptada às necessidades reais e diárias”. Se por um lado a seguradora trabalhou na seleção da ferramenta tecnológica de governo de dados, que possibilita suportar a política de qualidade de dados definida, por outro lado a BI4ALL apoiou a realização de provas de conceito, responsáveis por avaliar a tecnologia e a sua adequação aos requisitos da empresa ao nível de capacidades de gestão, integração tecnológica, inventariação de dados, usabilidade, segregação de funções, custos de investimento, custos de manutenção e dependência do fornecedor. “À medida que o volume e a quantidade de dados gerados no mundo começaram a aumentar, tornou-se necessário que as empresas aplicassem soluções de Analytics mais avançadas para uma melhor tomada de decisão em todas as funções do negócio. A análise de dados pode revelar correlações, padrões e previsões, deixando para trás decisões baseadas na intuição. O Analytics e a Inteligência Artificial surgem como uma oportunidade relevante para aumentar o desempenho das organizações”, explica Nuno Barboza. A BI4ALL é também responsável por ajudar no suporte na criação de governo, boas práticas e uso de tecnologia através do Power BI. A sua utilização de forma descentralizada oferece à empresa a oportunidade da exploração de dados e de partilha de indicadores. Isto permite à Mudum Seguros “perceber onde são guardados os relatórios e dashboards, o que acontece se alguém sair da companhia ou mudar de departamento ou se as fontes de dados usadas são fiáveis”, esclarece o CEO da BI4ALL. Melhoria no fluxo de trabalhoA Mudum Seguros considera a BI4ALL uma extensão da sua própria equipa interna, uma vez que os conhecimentos internos desenvolvidos de forma transversal ficam ao dispor da organização, como é o caso do Centro de Excelência de PowerBI. O foco, detalha Mara Ferreira, não passava tanto por resolver problemas, mas sim encontrar novas soluções que permitissem um olhar disruptivo para o futuro: “trabalhar dados faz parte da génese do mercado segurador e, como tal, faz parte do nosso ADN desde o primeiro dia. O principal objetivo desta mudança foi prepararmo-nos para o futuro, sermos mais ágeis e rápidos a tomar decisões e a tirar partido dos dados”. A nova abordagem na componente de dados da Mudum Seguro tem por base um sistema de Business Intelligence (BI), que combina sistemas operacionais com ferramentas analíticas para melhorar a análise dos dados e levar novos benefícios ao negócio. |