Iberwind reforça aposta na gestão de ativos com nova solução de mobilidade

Com o objetivo de implementar um sistema que possibilitasse uma gestão de manutenção end-to-end e em pleno sincronismo com os seus fornecedores de serviços, a Iberwind apostou no IBM Maximo Asset Management.

Iberwind reforça aposta na gestão de ativos com nova solução de mobilidade

A Iberwind, uma empresa do setor energético em Portugal, promove, desenvolve e opera projetos de energias renováveis, permitindo a produção de energia limpa e renovável. De forma a implementar um sistema que possibilitasse uma gestão de manutenção end-to-end e em pleno sincronismo com os seus fornecedores de serviços, a Iberwind apostou no IBM Maximo Asset Management e em soluções de mobilidade como iOS Service Request e Work Orders.

Este investimento tem vindo a proporcionar um conjunto de benefícios relacionados com o ganho de eficiência operacional, permitindo ainda uma gestão das tarefas dos colaboradores.

O desafio 

Na sua missão de procura constante pela otimização do controlo dos parques, a Iberwind fez em 2016 uma consulta de mercado para implementação de um sistema Enterprise Asset Management (EAM) que fosse flexível e que para além da Gestão de Ativos englobasse outros processos fundamentais para a sua organização. Esses processos incluíam a gestão de recursos humanos, tais como registo de ponto e de despesas, a gestão documental, a gestão de compras/procurement, com suporte desde a requisição, cotações a fornecedores, encomendas até ao registo, validação e aprovação de faturas, e que permitisse ainda a integração com o sistema ERP existente. De um modo global, a Iberwind procurava um sistema que possibilitasse uma gestão de manutenção end-to-end e em pleno sincronismo com os seus fornecedores de serviços que atuam em mais de 90% dos equipamentos.

A solução 

O IBM Maximo Asset Management foi a solução eleita por reunir todos estes requisitos e por oferecer uma grande capacidade de adaptação à organização, permitindo ainda o desenho de soluções personalizadas.

Com uma vasta experiência de implementação de projetos nesta área, Telmo Santos, Project Manager and Business Analyst da Softinsa refere que “desde muito cedo a equipa de projeto, composta por Stakeholders, Owners dos processos e Key-Users da Iberwind, juntou as potencialidades do sistema, que rapidamente foram compreendidas, com as necessidades internas de cada processo e fez um Overall Scope do que tínhamos para implementar”.

Sendo um sistema com um roadmap em constante atualização pela IBM, a base de qualquer processo Enterprise de Gestão de Ativos está disponível, mas a sua facilidade de configuração e ajuste aos requisitos específicos de cada cliente, assume um papel preponderante. É comum que os clientes adotem o sistema como uma Plataforma de Master Data, de workflow de processos e de Businness Reporting, escalável e desenhado à medida de cada Processo e User Profile. Assim, os modelos de dados e os indicadores KPI vão sendo adaptados à medida que a organização necessite deles, resultando numa ferramenta no suporte à decisão.

Telmo Santos realça ainda que “por vezes os nossos clientes intervêm no sistema. Durante a fase de projeto trabalhamos sempre em equipa, e dada a facilidade de configuração e as ferramentas adquiridas com o software, surgem aplicações e reports que o cliente desenvolve e disponibiliza internamente à sua organização.”

Em paralelo, a Softinsa está a desenvolver uma solução de mobilidade iOS Service Request e Work Orders. Uma ferramenta para a ativida- de da Iberwind tendo em conta a dispersão geográfica das mais de 300 turbinas eólicas que gere diariamente, com previsão de entrada em produção durante o mês de abril.

Está ainda a ser equacionada a implementação dos projetos iOS Mobile de Gestão de Stocks e Receção de Itens de Fornecedores.

Estas soluções vão permitir à Iberwind interagir facilmente com os seus prestadores de serviços e a consultar informação em tempo real dos trabalhos realizados pelos profissionais de manutenção, possibilitando assim o acesso a uma base de dados técnica sempre atualizada e um forte apoio nas tomadas de decisão.

As organizações procuram cada vez mais potenciar este tipo de tecnologias Mobile, pois todos os indicadores apontam para ganhos de eficiência e de fiabilidade quando utilizadas. Nesta componente Mobile é necessário o ajuste aos requisitos para que se consigam maximizar os resultados.

Os resultados 

Com um know-how que lhe permite potenciar o aproveitamento do recurso eólico nacional, a Iberwind é responsável, desde 1998 até aos dias de hoje, pela instalação de 31 parques eólicos, totalizando mais de 300 aerogeradores, com uma potência instalada de cerca de 730 MW, representando aproximadamente 15% da energia eólica produzida anualmente em Portugal e cerca de 3% da energia elétrica consumida no país.

Em relação às principais mais-valias para a Iberwind, Rui Maia, Chief Operating Officer (COO) da Iberwind, destaca que o “investimento nesta plataforma tecnológica tem vindo a proporcionar um conjunto de benefícios relacionados com o ganho de eficiência operacional, permitindo uma completa gestão das tarefas diárias dos colaboradores dos diferentes departamentos e o acompanhamento e supervisão das tarefas realizadas pelos diferentes prestadores de serviços nos ativos da Iberwind. A implementação desta plataforma global tornou possível a aplicação de procedimentos mais eficientes na gestão do ciclo de vida dos ativos e na criação de indicadores de performance. Temos agora ao nosso dispor workflows e dashboards desenhados para os diversos processos que fornecem a informação necessária para tomadas de decisão, proporcionando uma maior disponibilidade para nos focarmos nas tarefas de valor acrescentado para a organização.”

“Ao abordarmos a implementação por fases e com o contributo de todos os intervenientes, conseguimos claramente ajustar cada processo aos reais requisitos operacionais. Os utilizadores finais ficavam efetivamente satisfeitos em cada loop pois sentiam que também tinham dado o seu contributo para um sistema que iam agora utilizar diariamente nas suas tarefas. Uma ferramenta realmente útil para o seu trabalho”, adianta o responsável do projeto da Iberwind.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.