Com o objetivo de implementar um sistema que possibilitasse uma gestão de manutenção end-to-end e em pleno sincronismo com os seus fornecedores de serviços, a Iberwind apostou no IBM Maximo Asset Management.
A Iberwind, uma empresa do setor energético em Portugal, promove, desenvolve e opera projetos de energias renováveis, permitindo a produção de energia limpa e renovável. De forma a implementar um sistema que possibilitasse uma gestão de manutenção end-to-end e em pleno sincronismo com os seus fornecedores de serviços, a Iberwind apostou no IBM Maximo Asset Management e em soluções de mobilidade como iOS Service Request e Work Orders. Este investimento tem vindo a proporcionar um conjunto de benefícios relacionados com o ganho de eficiência operacional, permitindo ainda uma gestão das tarefas dos colaboradores. O desafioNa sua missão de procura constante pela otimização do controlo dos parques, a Iberwind fez em 2016 uma consulta de mercado para implementação de um sistema Enterprise Asset Management (EAM) que fosse flexível e que para além da Gestão de Ativos englobasse outros processos fundamentais para a sua organização. Esses processos incluíam a gestão de recursos humanos, tais como registo de ponto e de despesas, a gestão documental, a gestão de compras/procurement, com suporte desde a requisição, cotações a fornecedores, encomendas até ao registo, validação e aprovação de faturas, e que permitisse ainda a integração com o sistema ERP existente. De um modo global, a Iberwind procurava um sistema que possibilitasse uma gestão de manutenção end-to-end e em pleno sincronismo com os seus fornecedores de serviços que atuam em mais de 90% dos equipamentos. A soluçãoO IBM Maximo Asset Management foi a solução eleita por reunir todos estes requisitos e por oferecer uma grande capacidade de adaptação à organização, permitindo ainda o desenho de soluções personalizadas. Com uma vasta experiência de implementação de projetos nesta área, Telmo Santos, Project Manager and Business Analyst da Softinsa refere que “desde muito cedo a equipa de projeto, composta por Stakeholders, Owners dos processos e Key-Users da Iberwind, juntou as potencialidades do sistema, que rapidamente foram compreendidas, com as necessidades internas de cada processo e fez um Overall Scope do que tínhamos para implementar”. Sendo um sistema com um roadmap em constante atualização pela IBM, a base de qualquer processo Enterprise de Gestão de Ativos está disponível, mas a sua facilidade de configuração e ajuste aos requisitos específicos de cada cliente, assume um papel preponderante. É comum que os clientes adotem o sistema como uma Plataforma de Master Data, de workflow de processos e de Businness Reporting, escalável e desenhado à medida de cada Processo e User Profile. Assim, os modelos de dados e os indicadores KPI vão sendo adaptados à medida que a organização necessite deles, resultando numa ferramenta no suporte à decisão. Telmo Santos realça ainda que “por vezes os nossos clientes intervêm no sistema. Durante a fase de projeto trabalhamos sempre em equipa, e dada a facilidade de configuração e as ferramentas adquiridas com o software, surgem aplicações e reports que o cliente desenvolve e disponibiliza internamente à sua organização.” Em paralelo, a Softinsa está a desenvolver uma solução de mobilidade iOS Service Request e Work Orders. Uma ferramenta para a ativida- de da Iberwind tendo em conta a dispersão geográfica das mais de 300 turbinas eólicas que gere diariamente, com previsão de entrada em produção durante o mês de abril. Está ainda a ser equacionada a implementação dos projetos iOS Mobile de Gestão de Stocks e Receção de Itens de Fornecedores. Estas soluções vão permitir à Iberwind interagir facilmente com os seus prestadores de serviços e a consultar informação em tempo real dos trabalhos realizados pelos profissionais de manutenção, possibilitando assim o acesso a uma base de dados técnica sempre atualizada e um forte apoio nas tomadas de decisão. As organizações procuram cada vez mais potenciar este tipo de tecnologias Mobile, pois todos os indicadores apontam para ganhos de eficiência e de fiabilidade quando utilizadas. Nesta componente Mobile é necessário o ajuste aos requisitos para que se consigam maximizar os resultados. Os resultadosCom um know-how que lhe permite potenciar o aproveitamento do recurso eólico nacional, a Iberwind é responsável, desde 1998 até aos dias de hoje, pela instalação de 31 parques eólicos, totalizando mais de 300 aerogeradores, com uma potência instalada de cerca de 730 MW, representando aproximadamente 15% da energia eólica produzida anualmente em Portugal e cerca de 3% da energia elétrica consumida no país. Em relação às principais mais-valias para a Iberwind, Rui Maia, Chief Operating Officer (COO) da Iberwind, destaca que o “investimento nesta plataforma tecnológica tem vindo a proporcionar um conjunto de benefícios relacionados com o ganho de eficiência operacional, permitindo uma completa gestão das tarefas diárias dos colaboradores dos diferentes departamentos e o acompanhamento e supervisão das tarefas realizadas pelos diferentes prestadores de serviços nos ativos da Iberwind. A implementação desta plataforma global tornou possível a aplicação de procedimentos mais eficientes na gestão do ciclo de vida dos ativos e na criação de indicadores de performance. Temos agora ao nosso dispor workflows e dashboards desenhados para os diversos processos que fornecem a informação necessária para tomadas de decisão, proporcionando uma maior disponibilidade para nos focarmos nas tarefas de valor acrescentado para a organização.” “Ao abordarmos a implementação por fases e com o contributo de todos os intervenientes, conseguimos claramente ajustar cada processo aos reais requisitos operacionais. Os utilizadores finais ficavam efetivamente satisfeitos em cada loop pois sentiam que também tinham dado o seu contributo para um sistema que iam agora utilizar diariamente nas suas tarefas. Uma ferramenta realmente útil para o seu trabalho”, adianta o responsável do projeto da Iberwind. |