A Ascendi processa 1.5 milhões de transações por dia e encontrou na Fujitsu a solução para melhorar o tempo de resposta do seu Serviço de Apoio a Clientes
A Ascendi pôs em marcha o desenvolvimento de uma nova infraestrutura de processamento e armazenamento de dados, com base em soluções da Fujitsu e com o suporte da Noesis ao nível da implementação. As necessidadesAlém de pretender aumentar o desempenho global do sistema, a Ascendi procurava uma solução robusta e escalável para acomodar o crescimento do negócio. “O investimento na nova infraestrutura tecnológica visou fazer face às necessidades geradas pela evolução no negócio de cobrança de portagens, implementado em 2010, que tem vindo a requerer um elevado e crescente número de transações em processamento, fruto das várias operações que foi incorporando”, refere Pedro Pinto, diretor de portagens e de Sistemas de Informação da Ascendi. Para colmatar os desafios que enfrentava, a Ascendi decidiu fazer um upgrade à infraestrutura inicial, evoluindo para uma que conseguisse suprir as necessidades emergentes, “nomeadamente a nível da performance (capacidade de armazenamento e de processamento), disponibilidade e produtividade”, explica Pedro Pinto. A soluçãoA nova solução consegue reduzir a latência no acesso ao armazenamento, proporcionando uma plataforma não disruptiva para com os sistemas e bases de dados já em utilização. A plataforma de virtualização permite ainda a disponibilização de todos os sistemas não produtivos em máquinas virtuais. “A Noesis e a Fujitsu avaliaram as necessidades, desenharam a arquitetura e dimensionaram os recursos de forma a responder aos requisitos e implementaram a nova infraestrutura tecnológica. Esta implementação incluiu a integração da infraestrutura com as aplicações de negócio”, indica Pedro Pinto, storage business development manager da Fujitsu. “Robusta e escalável”, segundo este responsável, a solução permite “acomodar facilmente o crescimento do negócio da Ascendi, com a possibilidade de reutilização da infraestrutura existente, de forma transparente e elástica através de uma camada de virtualização”. A implementação tentou ser o menos disruptiva possível. Embora tenha introduzido componentes tecnológicas de última geração, a compatibilidade e arquitetura previamente instalada esteve sempre assegurada, sendo mesmo o fator-chave na avaliação da solução. Para que o tempo de resposta pudesse ser reduzido e o desempenho no tratamento de dados pelas aplicações de negócio da Ascendi fosse otimizado, foi utilizada tecnologia All-Flash. “A capacidade de processamento de última geração e o sistema de armazenamento All-Flash garantem o melhor aproveitamento da capacidade de processamento, tornando a plataforma ímpar no que diz respeito à performance dos sistemas”, sublinha Pedro Pinto. “Este desempenho também distingue a solução pela capacidade de proteção e segurança de dados da Ascendi”. Ao nível da implementação da solução, a Fujitsu e a Nosesis depararam-se com desafios que se prenderam, essencialmente, “com a dimensão do volume de dados transacionados diariamente e a necessidade de evoluir a plataforma tecnológica num curto espaço de tempo, garantindo sempre a continuidade do negócio”. Os benefíciosA Ascendi conseguiu reduzir significativamente a latência no acesso ao armazenamento, dispondo agora de uma plataforma não disruptiva com os sistemas e bases de dados já em utilização. A plataforma permite ainda “a possibilidade de disponibilização de todos os sistemas não produtivos em máquinas virtuais”, explica o responsável de negócio da Fujitsu. A nova infraestrutura da Ascendi obteve um redimensionamento, tendo em conta as caraterísticas da sua atividade. “Puderam ser constatados incrementos de performance técnicos na ordem dos 500%, que se traduziram em alguns ganhos de produtividade demonstrada pelos utilizadores destes sistemas. De referir que a Ascendi processa diariamente cerca de 1,5 milhões de transações, que se transformam em cerca de 500 mil viagens”, adianta o diretor de portagens e de Sistemas de Informação da Ascendi. Segundo a Ascendi, a implementação permitiu ainda: I. Uma maior celeridade no Serviço de Apoio a Clientes, decorrente do aumento de agilidade e de produtividade. II. Escalabilidade, possibilitando que a solução evolua com o negócio e que possa sustentar o desenvolvimento de novos processos digitais. Após a implementação da solução, a Ascendi conseguiu obter maior agilidade e capacidade no processamento e armazenamento de dados, tal como procurava. Além disso, com este aumento do desempenho global dos seus sistemas, a Ascendi afirma ter conseguido uma redução das despesas operacionais (OPEX) por via do novo ambiente implementado pela Fujitsu. |