A plataforma Pio permitiu aos colaboradores acederem de forma mais intuitiva aos dados internos de clientes da instituição bancária, interagindo com bots para otimizar a gestão
Dotada de um vasto conhecimento do setor da banca, a Devoteam foi a grande responsável pela implementação da plataforma de Inteligência Artificial (IA) no Banco Montepio. A instituição bancária necessitava de, em pouco tempo, “conseguir entregar valor à organização”, começa por contextualizar Pedro Martins, Executive Director & Head of Data & AI da Devoteam Portugal.
Com esta oportunidade, surgiu também a necessidade de criar uma versão mais atualizada da plataforma de IA, que já tinha sido aplicada anteriormente também numa instituição bancária, e simplificá-la “para estar compliant com o AI Act”. No caso do Montepio, era necessário “colocar rapidamente a informação crítica ao negócio, dar essa possibilidade aos utilizadores internos do Banco”. “O nosso principal objetivo era capacitar os nossos colaboradores para que pudessem ter acesso rápido a dados relevantes, enquanto tínhamos também em consideração a necessidade de termos controlo de qualidade de dados em todos os dados de consumo atuais”, refere Sara Candeias, Chief Data Officer do Banco Montepio. Semear a solução: aplicar IA à gestão interna dos dadosPedro Martins recorda a primeira fase do projeto, que começou com uma plataforma desenvolvida pelas equipas da Devoteam, com add ons, como forma de ter acesso à informação, num processo designado ‘Speak with your documents’”. Nesta área, o objetivo passou por garantir o acesso aos utilizadores à diversa documentação interna do banco, desde crédito-habitação, risco de crédito, produtos da banca, sales pitch do banco, entre outros. Com esta componente estruturada, seguiu-se o desenvolvimento da área de ‘Chat/Speech with your data’. “Nós sabemos que existem milhões de registos que estão espalhados em diversas bases de dados nestas grandes organizações. A possibilidade de ele me perguntar informações ou dar-me a lista, por exemplo, dos dez clientes com maior risco de crédito e ter essa resposta em três segundos é diferenciador. Posso ser o responsável por analisar o risco do cliente. [A tecnologia] varre os milhões de registos acumulados durante anos no banco e consegue entregar a informação em segundos”, justifica Pedro Martins.
Sara Candeias detalha mais o processo: “Criámos múltiplos bots, em parceria com a Devoteam, e utilizámos a plataforma Microsoft Azure. Depois criámos os bots, que batizámos de Pio’s, a partir do nome de origem Montepio. O principal objetivo destes chatbots, que recorrem a IA, dividiu-se em dois cenários: por um lado temos os nossos colaboradores a receber acesso e a dialogar naturalmente com os dados; por outro lado também oferecemos uma plataforma com todos os Pio’s acessíveis, apenas para alguns colaboradores, que podem interagir com estes bots”. Para além de garantir aos utilizadores internos um rápido acesso à informação, a solução implementada pela Devoteam no Banco Montepio vai ao encontro das questões de governance da organização, uma vez que se trata de “uma ferramenta estruturada, que é monitorizada, que respeita o European AI Act”, defende Pedro Martins. A solução permite ao departamento de Data and AI gerir os acessos, criar em poucos minutos um chat para dados ou para documentos para determinada área de negócio. O Executive Director & Head of Data & AI da Devoteam Portugal considera que o rápido acesso à informação será o caminho futuro, aproveitando as potencialidades oferecidas pelas novas tecnologias, em particular pela Inteligência Artificial Generativa: “Até então nós tínhamos 90% de informação não estruturada, em documentos espalhados pelo banco, bases de dados que, apesar de ser considerada informação estruturada, não estava acessível, porque tal só é possível através de uma aplicação ou através de uma solução feita à medida, que pode demorar meses”. Colher os frutos: a IA como uma ferramenta que melhora o negócio“Quando olhámos para os processos de análise do banco – e nós fizemos essa análise – tivemos de criar a estratégia de AI First Bank. De facto, quando olhamos para uma jornada de IA dentro de uma organização, neste caso um banco, há muitos processos de negócio que podem ser implementados de forma estruturante, com muito impacto no trabalho. Tem de se alinhar isto, que são os objetivos, com o próprio banco, com o negócio”, recorda Pedro Martins. Atualmente, a Devoteam continua a acompanhar a solução, com a colocação de mais addons dentro da solução. “Já temos o ‘Speak with your Documents’ e o ‘Speech with your data’, mas o objetivo criar addons em cima desta solução”, refere. O feedback da implementação da plataforma de inteligência artificial no banco tem sido positivo, com benefícios “do ponto de vista de produtividade, do acesso à informação, gestão organizada”, reforça Pedro Martins, que acrescenta: “No fundo, o objetivo é fornecer ao desenvolvimento do negócio a informação relevante que necessita para atuar, para ser diferenciador, competitivo e conseguir trazer mais negócio para o banco”. Na perspetiva de Sara Candeias, o desafio de acompanhar o ritmo acelerado dos clientes traduz-se também em dotar os colaboradores “com este tipo de ferramentas, de bots”, de modo a “empoderar os seus serviços”. No fim, a plataforma Pio quer garantir junto do Banco Montepio uma maior democratização da IA junto dos colaboradores; um aumento da produtividade, com a simplificação de processos complexos e tarefas repetitivas; a redução de custos, a centralização de recursos e gestão otimizada de dados; e a garantia da segurança e conformidade do tratamento de dados. |