Com recurso a tecnologia VMware, a Ar Telecom ficou responsável pela migração dos servidores da Tecnovia para uma cloud privada, com o objetivo de garantir uma maior segurança e fiabilidade e, ao mesmo tempo, assegurar uma maior disponibilidade dos seus sistemas internos
Um desafio em mãosCom o objetivo de garantir um melhor desempenho, uma maior segurança e uma elevada fiabilidade no acesso à informação, a Tecnovia, empresa da área da engenharia, construção e concessão de infraestruturas, revelou a necessidade de realizar um upgrade e, consequentemente, a migração dos servidores e respetivas aplicações para a cloud privada da Ar Telecom, com base numa solução VMware. Um dos maiores desafios apontados pela Tecnovia estava relacionado com uma equipa reduzida na área do IT, o que implicava uma maior dedicação por parte da organização, assim como o consumo de grande parte do tempo das equipas às infraestruturas que suportam o negócio. Esta solução da Ar Telecom nasceu, por isso, da necessidade da organização libertar-se das questões que não são o seu core business, permitindo, consequentemente, uma maior disponibilidade de apoio e foco dirigido às soluções de negócio. Para a Ar Telecom, “o desafio passava por efetuar a migração dos servidores existentes, garantindo a integridade dos dados com um downtime mínimo, assegurando uma ligação segura e com baixa latência entre o virtual data center da Ar Telecom e as instalações da Tecnovia”. A soluçãoA ausência das condições para instalar um data center, assim como os custos financeiros que uma decisão destas acarretava, levaram a Tecnovia a escolher uma solução IaaS. Na hora de escolher esta solução, foram tidos em conta fatores como a escalabilidade, a manutenção, o suporte e a gestão de ciclos de renovação de equipamentos. “Optou-se pela implementação de acessos a gigabit dedicados e redundantes em fibra ótica que permitem um elevado desempenho com baixa latência, de forma a não existirem constrangimentos nas comunicações entre o virtual data center e os diversos pólos de atividade do cliente”, revelou a Ar Telecom à IT lnsight. A equipa de IT da Tecnovia colaborou de perto com a Ar Telecom de forma a minimizar riscos associados à migração dos dados e a planear alterações ao projeto inicial tendo em vista sempre a melhoria da solução. Os resultadosA solução encontrada para a empresa portuguesa permitiu que o cliente redirecionasse os recursos de IT para o negócio, com o apoio, gestão, suporte e backup dos servidores a cargo da Ar Telecom. Para a empresa, as soluções de Backup-as-a- Service e a solução de disaster recovery foram uma garantia adicional à continuidade do negócio, conseguida através desta parceria. Esta escolha traduziu-se numa redução no tempo de indisponibilidade das aplicações internas e ofereceu maior flexibilidade e rapidez na resposta às necessidades do negócio. O cliente continuou a apostar na parceria com a Ar Telecom, destacando a qualidade das soluções, a proximidade com o parceiro, a facilidade de comunicação e a capacidade de resposta. Consequentemente, e já com a solução em produção no virtual data center, a Tecnovia confiou igualmente ao parceiro o suporte das infraestruturas e serviços críticos do negócio. Durante os últimos 12 anos, a organização manteve uma solução de virtualização on-prem distribuída pelos três pólos principais onde se concentram a maioria dos seus colaboradores. Neste período, a Tecnovia iniciou o caminho da cloud com recurso às soluções Microsoft Azure e Office 365. A solução da Ar Telecom veio apresentar- se como uma mais-valia, com aspetos como a localização dos dados, a largura de banda, a latência, soluções de backup e disaster recovery. No caso da migração dos atuais servidores on-premises, foi utilizada uma solução Veeam, que permitiu a cópia dos atuais servidores para a cloud em pouco tempo, assim como uma proteção dos dados e da produtividade no tenant Microsoft 365. A Tecnovia destaca a proximidade e a capacidade de resposta como dois dos pontos fortes desta parceria bem-sucedida. |