O Credibom sentiu a necessidade de implementar uma plataforma que permitisse crescer de forma sustentada no que toca à integração
O desafioAnteriormente, o Credibom não tinha uma capacidade forte de rastreabilidade e de governance de serviços. As integrações entre sistemas eram realizadas ponto-a-ponto de forma direta ou, em alguns casos, através de outra solução de middleware. No entanto, estas implementações demonstravam uma dependência forte entre os sistemas e fraca rastreabilidade. A falta de normalização e de governance tornava a análise dos fluxos e despiste de problemas um processo complexo e a manutenção deste caminho limitava muito o crescimento do negócio porque qualquer alteração era demasiado pesada e até dispendiosa, tanto para o Credibom como para os seus parceiros. Hoje, as empresas precisam de garantir que as suas plataformas de middleware são competitivas, mas seguras. Apostar em integração é fundamental para aumentar a produtividade e suportar, de forma sustentável, o negócio digital das organizações. A soluçãoA Xpand IT teve como objetivo desenvolver uma solução que respondesse aos requisitos do cliente: escalabilidade, agilidade, segurança e visibilidade para toda a empresa. Para além disso, era importante criar uma representação canónica dos dados de forma a poderem modelar de uma forma mais clara e coerente o negócio da organização. Assim, foi implementada uma solução de middleware com os componentes WSO2 necessários para a integração de sistemas e gestão de API. A esta plataforma juntou-se a implementação de uma framework de serviços capaz de oferecer às equipas de desenvolvimento os standards, a rapidez e a qualidade na implementação de serviços, promovendo um modelo de fábrica totalmente alinhado com a arquitetura e evolução da solução. Sendo o WSO2 uma tecnologia open-source acaba por beneficiar de atualizações e melhorias constantes resultantes não só do vendor como da contribuição da comunidade. Para além disso, ao ser usada mundialmente por inúmeras empresas de todas as dimensões e setores de negócio, obedece a requisitos de qualidade e segurança apertados e garante o alinhamento com os standards da indústria. Da mesma forma, esta tecnologia tem acompanhado e evoluído na direção das tendências arquiteturais, estando atualmente capacitada para responder ao desafio de integração em ambientes on-premises, cloud ou híbridos, e em arquiteturas baseadas em microserviços e de containerização, seja ela gerida pelo cliente ou pela própria WSO2 (através da sua oferta iPaaS). A solução implementada tem três grandes áreas de valor: a tecnologia, a arquitetura e framework de desenvolvimento. A arquitetura e a framework têm evoluído com a organização, conforme surgem novas necessidades ou particularidades que devem ser endereçadas, sejam funcionais ou técnicas. Alguns exemplos são a adaptação a um crescente volume de transações ou a criação de mecanismos dinâmicos de avaliação de regras. Com a introdução da nova solução foi desenhada uma arquitetura de integração de raiz, focada na abstração e padronização das integrações, promovendo a reutilização e a modelação da informação para o negócio. Desta forma, o Credibom conseguiu melhorar a visibilidade e a organização dos fluxos de dados, ao mesmo tempo que asseguraram uma maior rapidez e qualidade na criação de novas integrações, suportando assim um crescimento sustentável nas diversas iniciativas de digitalização. “A Xpand IT é uma empresa bem cotada no mercado e com muita experiência no que diz respeito a soluções de integração. Era também na altura o único parceiro WSO2 em Portugal, uma solução open source, mas corporativa, para a qual já estávamos a olhar, e que nos oferece a capacidade de implementação de serviços, a sua reutilização, rastreabilidade, segurança, padronização dos serviços, controlo e muita agilidade”, João Mendes, CTO do Credibom. Os resultadosSegundo Nuno Santos, IT Manager Enterprise Solutions da Xpand IT com esta solução, é possível, agora, criar novos serviços e alterar existentes no Credibom com grande rapidez e com impacto mais reduzido para os consumidores, o que se revela um enorme benefício. Além disso, a componente de gestão de API oferece um novo meio capaz de facilitar e agilizar todo o processo de criação, disponibilização e consumo de serviços de valor para parceiros e clientes finais. “O feedback foi sempre bastante positivo. Acreditamos que a solução desenvolvida veio, realmente, trazer inúmeros benefícios para a empresa, e os resultados também acabam por comprovar isso mesmo. A forma próxima como trabalhamos com os clientes, numa lógica de parceria, também permite que os projetos acabem por correr da melhor forma, porque conseguimos antecipar necessidades e agir no sentido de resolver os temas mais complexos com as soluções mais adequadas”, explica. O Credibom passou a ter “serviços atómicos” que estão alinhados e fazem sentido para o negócio, o que leva à sua reutilização e até à capacidade de criar serviços compostos e mais complexos com muito mais facilidade e controlo; aumentaram a segurança no acesso aos serviços, assegurando a identidade e a utilização de quem os invoca; passaram a ter dados estatísticos da utilização dos serviços para perceber os sistemas e serviços mais utilizados o que ajuda a planear melhor o futuro dos mesmos; melhoram a padronização e governance dos serviços recorrendo a uma estrutura de middleware que é escalável e consegue acompanhar o crescimento do negócio; e por último, uma framework ágil de implementação de serviços e uma abordagem self-service baseada em API que permite aos parceiros e mesmo às suas equipas internas a possibilidade de criar ou aceder à informação de uma forma mais fácil e ágil. Atualmente, o Credibom já conta com as integrações online suportadas na solução, num universo de cerca de 250 serviços. |