A Coindu é uma empresa têxtil portuguesa que se verticalizou como fabricante de componentes automóveis para marcas de referência como a Audi, BMW, Volvo, Volkswagen, Renault, Mercedes ou Porsche. Emprega cerca de 2 mil pessoas e conta com dois centros de desenvolvimento de produtos na Alemanha: um dedicado em exclusivo à Audi, outro à Volkswagen. Em 2015, ultrapassou os 200 milhões de euros de faturação
Produz nas suas várias unidades (Vila Nova de Famalicão, Arcos de Valdevez e Roménia) estofos para assentos e outros acessórios para interiores (apoios de braços, encostos de cabeça e painéis de porta). A estratégia da empresa assenta no alargamento da sua presença no mercado global, no aumento da competitividade e inovação. “A decisão em tempo real é essencial para poder competir num setor tão exigente como o automóvel. A escolha pelo SAP HANA e suas aplicações foi a solução mais adequada por se tratar de uma solução de ponta, reconhecida mundialmente, com provas dadas e capacidade de evolução e inovação”, justifica Jorge Torres, CEO da Coindu após comparativo com as outras soluções no mercado. Tendo como solução central o SAP Business Suite, assente na plataforma de base de dados SAP HANA, conjugada com um vertical para o setor automóvel, o projeto levado a cabo na Coindu claramente extravasou a componente tradicional OLTP pela implementação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). Integrou também na mesma plataforma a componente OLAP, pela inclusão do SAP BI Suite (Business Intelligence) conjugada com o SAP BW (Business Warehouse) assentes na mesma plataforma SAP HANA. Desta forma, a Coindu tem um sistema unificado de gestão da informação que é atualizado a elevada velocidade (OLTP), combinado com a analítica de informação (OLAP), o que permitiu otimizar a informação fidedigna em tempo real sobre o seu negócio e efetuar vários tipos de análise com a multiplicidade de dados que tem disponível. Do vasto leque de soluções implementadas, que incluíram também as aplicações da Open-Text para a gestão documental e de faturas, a solução SAP Human Capital Management para a gestão dos recursos humanos e a criação de um portal para os colaboradores num modelo de self-service. Esta demorou dois anos, com investimento global de dois milhões de euros. Um valor significativo que atesta a significativa transformação digital que a Coindu desenvolveu e confiança que deposita nas soluções da SAP e nos serviços da Roff, enquanto parceiros tecnológicos. Tendo em conta a relevância e o impacto da nova solução na transformação digital da Coindu, não é, portanto, de estranhar que a administração da empresa tenha estado diretamente envolvida na decisão, tanto das diferentes soluções a implementar, como do parceiro implementador. Os fatores ponderados na escolha foram a abrangência da oferta da SAP, o facto de se apoiar numa plataforma OLTP e OLAP unificada de base de dados (SAP HANA), que disponibilizará toda a informação necessária em tempo real por um único motor a todas as aplicações das empresas da Coindu sem duplicação de dados e, por último, mas não menos importante, o facto das soluções SAP estarem aptas a suportar operações em diferentes geografias, com todas as especificidades legais e culturais que lhes são caraterísticas. Há também que destacar que toda a infraestrutura e base de dados estão alojadas na “nuvem”, mais concretamente no serviço Smart Cloud da PT. Estes dois aspetos – a componente in-memory na parte transacional (OLTP) e analítica (OLAP), bem como a componente de virtualização do projeto nos servidores aplicacionais, são fatores diferenciadores. |