Sustentabilidade é prioridade no processo de compra dos consumidores

Neste contexto, um novo estudo da GfK indica que a alteração dos rótulos energéticos dos eletrodomésticos, lançada pela UE em março de 2021, teve implicações diretas nas vendas

Sustentabilidade é prioridade no processo de compra dos consumidores

Um novo relatório da GfK indica que a sustentabilidade é uma prioridade na compra de produtos tecnológicos e os consumidores estão disponíveis para pagar mais por produtos amigos do ambiente. As conclusões do estudo global Consumer Life denotam que as preocupações ambientais são um dos critérios que mais influenciam a compra de bens de consumo tecnológico com maior durabilidade. A alteração dos rótulos energéticos dos eletrodomésticos, lançada pela União Europeia em março de 2021, teve implicações diretas nas vendas. 

A venda de modelos de classe A mais do que duplicou num ano e a sua quota ultrapassou os 60% em alguns países e categorias, tendo os preços mudado significativamente: em 2020 o preço médio de uma máquina de lavar loiça A+++ (rótulo antigo) na Europa era de 688 euros; em 2022, os consumidores pagaram uma média de 1.438 euros pelo mesmo produto com um rótulo A (topo da classe energética). 

Os novos rótulos da UE alcançaram, assim, os principais objetivos: o de diferenciar de uma forma mais eficaz o consumo da energia dos produtos e o de tornar a eficiência energética novamente um fator determinante na hora de comprar. Os especialistas da GfK preveem que nos próximos anos os eletrodomésticos energicamente mais eficientes continuem a ganhar espaço no mercado, à medida que a norma passe a rotular progressivamente os produtos entre A e C. 

Uma outra tendência que continua a demonstrar crescimento são os produtos recondicionados. O estudo da GfK revela que 27% dos consumidores no mundo inteiro já compraram algo em segunda mão. Neste campo, os smartphones continuam a dominar este mercado, mas os computadores portáteis e as consolas de jogos estão também a crescer. 

Este movimento pode justificar-se pelos sinais de saturação que se têm verificado no mercado global dos smartphones, com as taxas de crescimento em declínio. Dados da GfK, em França, revelam que, em 2022, os aparelhos recondicionados registaram uma taxa de crescimento de 24% em valor em comparação com o ano anterior, enquanto os dispositivos novos registaram um crescimento de apenas 3%.

Na análise global é preciso compreender que para os consumidores o meio ambiente é uma prioridade constante que tende a manter-se, independentemente de eventuais novas preocupações. Os principais indicadores demonstram ainda que os mercados começam a ser impulsionados por iniciativas sustentáveis, que vão além da alteração de rótulos. 

Neste sentido, a questão para a indústria de bens de consumo tecnológico com maior durabilidade não é “se”, mas “quando” os consumidores vão colocar a sustentabilidade como um fator de exclusão no momento da compra, explica a GfK. É cada vez mais relevante que a estratégia da indústria seja dedicada à sustentabilidade, através da implementação de processos de produção mais ecológicos e só depois partir para a comunicação das mensagens certas, evitando assim uma imagem de greenwashing.

 

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