A inovação em deep tech pode melhorar viabilidade comercial dos produtos e ajudar organizações a alinharem-se com as metas ambientais globais
De acordo com o estudo “Customers Say They Want Green Products. Can Deep Tech Innovation Close the Deal?” do Boston Consulting Group (BCG), a aposta em inovação baseada em deep tech no desenvolvimento de produtos pode reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) entre 70 e 80%, comparando com 20% a 40% através de técnicas mais tradicionais. Este investimento também pode reduzir o risco de inovação de produtos, garantindo uma maior viabilidade comercial. “Sendo a sustentabilidade um desígnio prioritário para cidadãos e governos, as empresas devem desenvolver produtos que respondam às preferências dos seus clientes e que se alinhem com as metas ambientais globais”, refere Carlos Elavai, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa. “A partir de uma abordagem centrada no cliente, as organizações devem identificar e desenvolver as inovações e tecnologias que mais eficazmente concretizam estas ambições”, acrescenta. Segundo o estudo do BCG, 69% dos consumidores estão preocupados com a sustentabilidade, mas apenas 7% compra produtos sustentáveis de forma regular, refletindo uma lacuna entre as intenções e as ações dos consumidores, principalmente porque muitos assumem que os produtos sustentáveis comprometem o desempenho, são mais caros, ou têm uma qualidade inferior. Sendo assim, as empresas são desafiadas a reinventar os seus produtos e a desenvolver soluções viáveis que permitam a materialização da consciência ambiental dos clientes em compras sustentáveis. Para isso acontecer, segundo o relatório, as empresas devem utilizar estratégias de inovação que combinem desempenho superior com sustentabilidade. Este processo não exige apenas mudanças incrementais, mas uma transformação completa dos modelos de negócio e do desenvolvimento de produtos. A inovação em deep tech pode oferecer soluções para diminuir a lacuna existente entre as intenções de sustentabilidade e as ações de compra dos consumidores, permitindo desenvolver produtos confiáveis, de alto desempenho, que se alinham com as necessidades atuais do mercado. |