93% dos responsáveis de empresas considera que sustentabilidade é crucial para sucesso das suas organizações

Estudo da Salesforce destaca a qualidade dos dados, a colaboração multifuncional e a alocação e implementação de capital como as grandes limitações à integração da sustentabilidade nas questões empresariais

93% dos responsáveis de empresas considera que sustentabilidade é crucial para sucesso das suas organizações

Um estudo da Salesforce, em parceria com a GlobeScan, revela que 93% das empresas inquiridas defende que a sustentabilidade é fundamental para o sucesso. No entanto, apenas 37% dos responsáveis das empresas considera que este tema esteja bem integrado nas principais operações comerciais.

Focado no desencontro entre os compromissos das empresas perante a sustentabilidade e a realidade operacional, o relatório “Sustainable Value Creation: Closing the Gap Between Stated Commitments and Operational Realities”, que contou com os insights de mais de 200 profissionais dos EUA, da Europa e da Ásia, aponta a qualidade dos dados, a colaboração multifuncional, a alocação e a implementação de capital como as principais limitações à integração da sustentabilidade nas funções empresariais.

A maioria das empresas não foi ainda capaz de extrair valor dos compromissos de sustentabilidade assumidos, o que leva à possível perda de recursos e investimento neste tipo de iniciativas.

O documento aponta para quatro lacunas que poderão ser responsáveis por limitar as empresas ao nível dos compromissos sustentáveis:

Acesso limitado a dados de alta qualidade: 80% dos inquiridos classificam como ‘Muito Importante’ os dados de sustentabilidade de alta qualidade. No entanto, apenas 27% têm, de facto, acesso dados desta qualidade. Mais de metade dos inquiridos (59%) acredita que será ‘Difícil’ ou ‘Muito Difícil’ cumprir com a Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa;

alta de colaboração limita progresso: Os responsáveis das empresas inquiridos defendem a importância e o papel crucial que os setores financeiro e tecnológico assumem nas políticas de sustentabilidade das suas organizações. Ainda assim, salientam a colaboração ineficiente entre as equipas destes mesmos departamentos e as equipas de sustentabilidade;

Apesar da sua importância, a sustentabilidade tem um foco e um capital limitado: A maioria dos inquiridos considera a sustentabilidade importante no sucesso comercial. No entanto, e segundo o relatório, cerca de 50% das equipas de liderança estão muito focadas na sustentabilidade, mas somente metade alocou os níveis necessários de capital;

Ainda que tenha valor reputacional, empresas ainda não reconhecem valor operacional: 73% dos inquiridos considera que as ações de sustentabilidade melhoram a marca e a reputação e contribuem para relações mais fortes com os stakeholder (67%). No entanto, apenas 50% considera que trazem impactos à área comercial como o aumento de vendas, a estabilização da cadeia de abastecimento (44%) e a redução de custos (42%).

Apesar de as empresas reconhecerem a importância da sustentabilidade na hora de impulsionar a resiliência e o sucesso operativo a longo prazo, Suzanne DiBianca, EVP and Chief Impact Officer na Salesforce, considera que “é necessário integrar a sustentabilidade em todos os aspetos das empresas, tirando partido de soluções tecnológicas como o Net Zero Cloud, colmatando esta lacuna e acelerando simultaneamente a criação de valor real para as empresas, para o seu ecossistema e para o planeta”.

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