Taxas de importação dos EUA ameaçam investimentos em IA

As novas taxas de importação impostas por Trump ameaçam aumentar os custos e reorientar os investimentos das grandes empresas tecnológicas em infraestruturas de inteligência artificial nos EUA

Taxas de importação dos EUA ameaçam investimentos em IA

As taxas de importação impostas pelo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, podem prejudicar os esforços multimilionários das grandes empresas tecnológicas para construírem infraestruturas de Inteligência Artificial (IA) no país, comprometendo um dos objetivos fundamentais do governo norte-americano.

O Presidente e os líderes do setor tecnológico têm elogiado os planos ambiciosos da Oracle, SoftBank e de outras empresas para investirem fortemente em IA desde o seu regresso à Casa Branca.

Na quarta-feira, Trump impôs taxas de importação elevadas aos principais fornecedores de equipamento tecnológico: 34% para a China, 32% para Taiwan e 25% para a Coreia do Sul, além de uma taxa base de 10% sobre todas as importações para os EUA.

Os produtos eletrónicos — incluindo smartphones, computadores pessoais e equipamentos para centros de dados — foram a segunda maior categoria de importações no ano passado, totalizando quase 486 mil milhões de dólares em bens, segundo dados do Census Bureau.

Especialistas da Bernstein, citados pela Reuters, estimam que, em 2024, as importações de máquinas de processamento de dados ascenderão a cerca de 200 mil milhões de dólares, provenientes sobretudo do México, Taiwan, China e Vietname.

Os gastos de capital dos gigantes tecnológicos serão reorganizados: é de esperar que os principais intervenientes em infraestruturas de IA e tecnologia de consumo realoquem os seus gastos de curto prazo, suspendendo planos de expansão e canalizando-os para proteção de compras ou mudanças de outsourcing”, afirma Abhishek Singh, sócio da empresa de investigação Everest Group.

Embora os semicondutores tenham sido isentos das taxas anunciadas na quarta-feira, os EUA estão a planear tarifas específicas para chips, que poderão ser aplicadas numa fase posterior, revelou um porta-voz da Casa Branca.

Não há dúvidas de que o equipamento utilizado em centros de dados ficará significativamente mais caro… A Microsoft já começou a delinear uma abordagem mais equilibrada e cautelosa para a construção dos seus centros de dados, e até certo ponto, a Amazon também”, referiu Gil Luria, analista da D.A. Davidson.

Analistas preveem um aumento dos custos de construção de centros de dados, embora a extensão do impacto ainda não seja clara. O fator decisivo será a forma como o hardware de IA será classificado, segundo Dylan Patel, fundador da empresa SemiAnalysis.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.