Um estudo realizado com o apoio da Altitude Software avaliou a utilização de canais de contacto por parte dos consumidores e permitiu concluir que estes recorrem cada vez mais à redes sociais. Nestas, não admitem esperar mais de um dia por uma resposta
Os consumidores já são “multicanal”. Esta é a principal conclusão de um novo estudo, intitulado “The Omnichannel Evolution of Customer Experience”, realizado pela Spider Marketing a pedido da Altitude Software. Neste estudo, detalham-se os comportamentos e atitudes de mais de 3 mil consumidores da América Latina e Europa no que diz respeito à utilização de canais de contacto com as empresas. Os consumidores utilizam cada vez mais canais para entrar em contacto com as marcas, e as suas expectativas em termos de tempo de resposta estão a aumentar, especialmente quando esse contacto é feito através das redes sociais, em que 47% dos consumidores esperam obter uma resposta no prazo máximo de uma hora e 84% não estão dispostos a esperar mais do que um dia. Numa altura em que cresce de dia para dia a utilização das plataformas móveis e dos social media, cerca de metade dos consumidores mostram-se dispostos a publicar comentários nas redes sociais se a sua experiência com uma determinada marca for positiva ou negativa. O consumidor é omnicanalO cliente omnicanal emergente recorre a variadas soluções de contacto, embora as redes sociais estejam em destacado crescimento, sobretudo por parte dos millennials, de acordo com o relatório. Atualmente, 82% dos consumidores ainda utilizam o telefone para contactar os seus fornecedores de bens e serviços, sendo que mais de 62% utilizam o email. O dado mais surpreendente, porém, são os 20% que utilizam o Facebook para contactar as marcas que consomem, valor que sobe para os 29% na faixa etária os 18 aos 34 anos. Com mais de 80% dos consumidores a exigirem uma resposta aos seus emails e posts nas redes sociais no prazo máximo de 24 horas, as marcas necessitam cada vez mais de ter uma estratégia bem pensada de contacto e resposta aos seus clientes. Os riscos que correm se não o souberem fazer bem são muito elevados, como o demonstram os 50% dos consumidores que afirmam no estudo que se não chegarem a receber qualquer resposta a um post negativo nunca mais voltam a utilizar aquela marca. Mais significativo ainda são os 62% que admitem sentir-se negativamente influenciados em relação a uma marca quando leem algum post nas redes sociais de um cliente descontente. As recompensas para as marcas que criarem um bom engagement também são expressivas: 75% dos inquiridos dizem que é mais provável consumirem um determinado produto ou serviço se lerem comentários positivos a seu respeito nos social media. Expetativas elevadas sobre o serviço ao clienteOutro dado relevante diz respeito aos 56% dos consumidores que utilizam o smartphone para contactar uma empresa através das redes sociais. Além disso, as pessoas usam mais o móvel do que o fixo para ligar para uma marca, o mesmo acontecendo quando optam por enviar um email. “Uma das principais consequências desta conectividade instantânea e em movimento é a subida em flecha das expectativas dos clientes. Se um consumidor consegue contactar uma marca em qualquer momento e em qualquer lugar, numa questão de segundos, quer usufruir desse mesmo imediatismo na resposta às suas necessidades e problemas”, explica David Romero, chief marketing officer da Altitude. “Se as empresas não adotam completamente todos os pontos de contacto e não conseguem responder a este tipo de exigência por parte do cliente, num mundo tão conetado como o atual, acabam por colocar a sua marca em sério perigo de perda de reputação. Por outro lado, uma experiência de cliente correta recompensará a marca com um alcance de marketing e uma aquisição e retenção de clientes reforçada”.
Diferença entre geraçõesEntre as conclusões importantes do relatório encontra-se, igualmente, a existência de um “fosso digital” entre clientes mais velhos e os mais jovens. Os segundos preferem claramente usar dispositivos móveis e novas tecnologias, como o videochat, quando falam com as marcas que consomem. O relatório também destaca o crescimento do cliente multicanal e multidispositivo, a subida das expetativas do cliente e a cultura emergente do “promover ou castigar” à medida que as pessoas tendem a partilhar cada vez mais as suas experiências com as empresas. Estas têm cada vez mais de prestar suporte adequado ao acesso móvel, com recursos a soluções multicanal de contacto com o cliente, sob pena de perder futuros clientes para benefício da concorrência que já o faz.
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