A CIOnet consultou a sua comunidade para saber as principais tendências da área de Digital Business, com o objetivo de saber se as empresas se estão a adaptar ao digital.
Entre julho e outubro deste ano a CIOnet Portugal realizou um estudo com o objetivo de saber como o tecido empresarial se está a adaptar ao digital. Das 80 empresas inquiridas, 29% indicaram que as tecnologias digitais disruptivas tiveram impacto no seu negócio nos últimos três anos, tendo sido esta a resposta mais escolhida. A compreensão do comportamento do consumidor foi apontada por 74 por cento como o ponto mais importante neste campo, pois uma mais fácil adaptação do negócio. Ao adotarem tecnologias digitais, as empresas procuram também obter uma visibilidade integral das transações em vários canais - Web, redes sociais, apps, mobilidade, POS e Contact Centers. Apesar de considerarem que já utilizam processos ágeis entre 10 a 50 por cento dos projetos da organização, os inquiridos esperam impacto no negócio através da inovação em produtos digitais e modelos operacionais e de negócio (68 por cento); do envolvimento digital dos seus clientes (63 por cento); de análises avançadas e Big Data (54 por cento). Apesar da evidente progressão, ainda existem, segundo a CIOnet, alguns obstáculos que provocam resistência a novos projetos. O facto de a estrutura organizacional das empresas ainda não estar adequada ao negócio digital é entendido por 41 por cento dos inquiridos como uma das principais barreiras. A impossibilidade de adotar uma lógica de experimentação essencial para alcançar as melhores práticas é o segundo obstáculo mais escolhido no que toca a um potencial insucesso dos programas digitais. “É notório o crescimento de importância do Digital Business para as empresas que se querem manter competitivas. Neste inquérito, verificamos que grande parte das empresas confiam na tecnologia para avaliar cada vez melhor o seu mercado, sobretudo o que os consumidores querem, para assim melhorar as suas propostas”, realça Rui Serapicos, managing partner da CIOnet. |