Uma pesquisa realizada pela Gartner apontou uma redução na atividade do mercado de trabalho no terceiro trimestre de 2024, destacando um ambiente menos dinâmico e caracterizado por novas exigências tanto de empregadores quanto de candidatos
A Gartner revelou uma diminuição na dinâmica do mercado de trabalho, com 63% dos entrevistados a relatarem ter recebido apenas uma oferta de emprego durante o seu processo de contratação mais recente - uma queda acentuada em relação aos 73% registados em outubro de 2023. A pesquisa conduzida pela Gartner, com cerca de 3.500 candidatos, entre julho e setembro de 2024, revelou que o número médio de ofertas recebidas por candidato caiu de três no primeiro trimestre de 2023 para apenas uma no terceiro trimestre deste ano, refletindo um abrandamento significativo na confiança e competitividade do mercado. Os dados também apontam para uma mudança no comportamento dos candidatos. Enquanto 49% abandonaram posições após aceitarem ofertas de emprego no final de 2023, apenas 33% mantiveram essa prática no terceiro trimestre de 2024. A sensação de otimismo em relação ao mercado também se deteriorou: apenas 29% acreditam ser possível encontrar uma oportunidade melhor se continuarem a procurar, em comparação com 43% no ano anterior. Paralelamente, a facilidade de encontrar empregos alinhados às expectativas caiu de 48% para 29% no mesmo período, demonstrando que os desafios se intensificaram. De acordo com Jamie Kohn, Diretor Sénior no departamento de RH da Gartner, a atual conjuntura está a redefinir as prioridades dos candidatos. “Existem menos candidatos a desistir depois de aceitar um emprego” o que, por sua vez “significa que estão a perder a fé no mercado de trabalho e não podem ser tão seletivos quanto antes”, afirmou. Entre os principais critérios na escolha de uma nova posição, encontram-se os salários mais altos (52%), oportunidades de crescimento na carreira (49%) e um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal (48%). Contudo, os aumentos salariais estabilizaram nos últimos dois trimestres, enquanto os bónus de assinatura foram menos frequentes, caindo de 37% no ano passado para 23% em 2024. Outro fator em destaque é a crescente expectativa de transparência salarial. Cerca de 72% dos candidatos consideram mais atrativas as vagas que incluem a faixa salarial nas descrições – um aumento face aos 64% registados no primeiro trimestre de 2023. Jamie Kohn reforça ainda a importância da clareza nas ofertas: “com a compensação a liderar as decisões, as organizações devem ser transparentes sobre o que estão dispostas a oferecer e como os valores são determinados”. |