Mercado de trabalho desacelera no terceiro trimestre de 2024

Uma pesquisa realizada pela Gartner apontou uma redução na atividade do mercado de trabalho no terceiro trimestre de 2024, destacando um ambiente menos dinâmico e caracterizado por novas exigências tanto de empregadores quanto de candidatos

Mercado de trabalho desacelera no terceiro trimestre de 2024

A Gartner revelou uma diminuição na dinâmica do mercado de trabalho, com 63% dos entrevistados a relatarem ter recebido apenas uma oferta de emprego durante o seu processo de contratação mais recente - uma queda acentuada em relação aos 73% registados em outubro de 2023.

A pesquisa conduzida pela Gartner, com cerca de 3.500 candidatos, entre julho e setembro de 2024, revelou que o número médio de ofertas recebidas por candidato caiu de três no primeiro trimestre de 2023 para apenas uma no terceiro trimestre deste ano, refletindo um abrandamento significativo na confiança e competitividade do mercado.

Os dados também apontam para uma mudança no comportamento dos candidatos. Enquanto 49% abandonaram posições após aceitarem ofertas de emprego no final de 2023, apenas 33% mantiveram essa prática no terceiro trimestre de 2024. A sensação de otimismo em relação ao mercado também se deteriorou: apenas 29% acreditam ser possível encontrar uma oportunidade melhor se continuarem a procurar, em comparação com 43% no ano anterior. Paralelamente, a facilidade de encontrar empregos alinhados às expectativas caiu de 48% para 29% no mesmo período, demonstrando que os desafios se intensificaram.

De acordo com Jamie Kohn, Diretor Sénior no departamento de RH da Gartner, a atual conjuntura está a redefinir as prioridades dos candidatos. “Existem menos candidatos a desistir depois de aceitar um emprego” o que, por sua vez “significa que estão a perder a fé no mercado de trabalho e não podem ser tão seletivos quanto antes”, afirmou. Entre os principais critérios na escolha de uma nova posição, encontram-se os salários mais altos (52%), oportunidades de crescimento na carreira (49%) e um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal (48%). Contudo, os aumentos salariais estabilizaram nos últimos dois trimestres, enquanto os bónus de assinatura foram menos frequentes, caindo de 37% no ano passado para 23% em 2024.

Outro fator em destaque é a crescente expectativa de transparência salarial. Cerca de 72% dos candidatos consideram mais atrativas as vagas que incluem a faixa salarial nas descrições – um aumento face aos 64% registados no primeiro trimestre de 2023. Jamie Kohn reforça ainda a importância da clareza nas ofertas: “com a compensação a liderar as decisões, as organizações devem ser transparentes sobre o que estão dispostas a oferecer e como os valores são determinados”

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