IA é a ferramenta mais usada pelas empresas para modernizar o mainframe

De acordo com um novo relatório, mais de metade das empresas está a utilizar fornecedores externos para realizar os projetos de modernização do mainframe

IA é a ferramenta mais usada pelas empresas para modernizar o mainframe

A Kyndryl divulgou os resultados do seu inquérito anual sobre o Estado de Modernização do Mainframe. O estudo disponibiliza as perspetivas de 500 líderes de empresas de IT sobre o papel que o mainframe tem no IT híbrido atualmente e no futuro.

A principal conclusão do estudo indica que, apesar de os projetos de modernização do mainframe esteja a permitir que existam benefícios financeiros significativos, há muitas empresas que ainda enfrentam escassez de competências, impedindo a transformação de sistemas de missão crítica.

O inquérito relava também que 86% dos líderes inquiridos estão a implementar a Inteligência Artificial (IA) e a IA generativa de forma a acelerar os seus projetos de modernização do mainframe. Um terço dos inquiridos revelou que a plataforma se tornou uma base para realizar tarefas capacitadas por IA. Quase metade afirma que pretende usar a IA generativa para desbloquear e transformar dados críticos de mainframe em insights acionáveis.

O mainframe continua a ocupar um papel central no mundo híbrido, estando a evoluir para servir novos casos de uso, com a IA e a segurança a influenciar cada vez mais os planos de modernização. A Kyndryl está vanguarda desta tendência, oferecendo expertise crítica para ajudar os clientes a alcançar os seus objetivos”, refere Petra Goude, Global Practice Leader for Core Enterprise & zCloud da Kyndryl, em comunicado.

Segundo o relatório, quase todas as empresas estão a escolher adotar uma estratégia de IT híbrido, com uma combinação de modernização do mainframe, integração em cloud e o movimento de aplicações e de dados fora da plataforma, com 96% dos inquiridos a referir que estão a mudar algumas cargas de trabalho, cerca de 36%, para a cloud.

Os resultados do inquérito comprovam que grande parte dos inquiridos estão a lidar com uma escassez de competências, principalmente em novas áreas, como a IA generativa. As competências de segurança também aumentaram a procura já que também aumentaram os requisitos de conformidade regulamentar, com maior parte dos inquiridos do estudo a apontarem a segurança como o fator que promove as decisões sobre a modernização. Com esta pressão crescente, 77% das organizações estão a recorrer a fornecedores externos para entregar projetos de modernização do mainframe.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.