O estudo da SAP, realizado a mais de quatro mil colaboradores, destaca como os conhecimentos em inteligência artificial moldam as opiniões sobre a utilização desta tecnologia no trabalho
A SAP apresentou os resultados de um inquérito que realizou a mais de quatro mil gestores e colaboradores para explorar como é que a Inteligência Artificial (IA) está a mudar a dinâmica no local de trabalho e as práticas de recursos humanos (RH). Segundo os resultados, o principal fator que influencia a opinião dos trabalhadores sobre a IA é o seu nível de literacia nesta tecnologia, ou seja, a capacidade de identificar, entender e avaliar a tecnologia. Quando comprado as pessoas com conhecimento em IA, as pessoas com baixa literacia nesta tecnologia têm seis vezes mais probabilidade de se sentirem apreensivas, sete vezes mais probabilidade de sentirem medo e mais de oito vezes probabilidade de se sentirem angustiadas em relação à utilização de IA no trabalho. Além disso, quase 70% das pessoas com níveis altos de conhecimento em IA esperavam resultados positivos da utilização da inteligência artificial no trabalho, enquanto apenas 29% das pessoas com baixo conhecimento esperavam esse mesmo resultado. A maioria dos inquiridos (55%) acredita que os colaboradores que utilizam IA devem receber avaliações de desempenho superiores, especialmente entre aqueles com elevado conhecimento em IA (64%). Quanto à remuneração, 44% dos inquiridos com baixo conhecimento em IA consideram que os utilizadores de IA devem receber menos, enquanto 46% dos que têm mais conhecimentos em IA defendem uma renumeração igual. Em termos de promoção, 45% daqueles que têm menos conhecimento nesta tecnologia entendem que as oportunidades devem ser iguais, independentemente do uso de inteligência artificial, com 57% dos mais literatos em IA a partilhar a mesma opinião. Grande parte dos inquiridos confessa que quer trabalhar para empresas que recorrem a inteligência artificial nas suas práticas de recrutamento, com 45% a 57% dos questionados a reagir positivamente a esta ideia. O otimismo ainda é maior por entre os colaboradores com mais conhecimento em IA, com 66% a 75% a aprovar estas práticas. As empresas que utilizam IA para melhorar a eficiência e para reduzir os preconceitos sobre esta tecnologia são vistas como mais atraentes para novos talentos, especialmente para aqueles que possuem competências em IA. De acordo com o estudo, para abordar a literacia em inteligência artificial, as empresas precisam de investir em formações e recursos, proporcionar experiências práticas e comunicar claramente as suas mudanças. Várias estratégias, como partilhar histórias de sucesso, promover a aprendizagem entre colaboradores e desenvolver uma mentalidade de crescimento são consideradas essenciais para aumentar a adoção de IA e garantir que os trabalhadores estão preparados para retirar benefícios desta tecnologia. |