A Gartner destaca três prioridades para os Chief Marketing Officers devem ter em 2025 para melhorar a sua estratégia
Segundo um inquérito da Gartner realizado a 395 Chief Marketing Officers (CMO), quase 40% do orçamento destes profissionais é destinado atividades focadas na mudança e na transformação. Para mitigar este problema, a Gartner aconselha os CMO a identificarem onde o pensamento tático substituiu a disciplina estratégica e a dedicarem recursos à gestão estratégica contínua, incluindo tempo do pessoal, formação e ferramentas. De acordo com outro inquérito realizado a 125 CEO e CFO, apenas 14% dos CMO são eficazes na definição do mercado, ou seja, a influenciar a dinâmica do mercado ao identificar e satisfazer as necessidades dos clientes. No entanto, os CMO que conseguem moldar o mercado destacam-se dos seus colegas pelas suas competências em tomar decisões baseadas em dados, gerir estratégias e conhecer profundamente o mercado. Outro inquérito realizado a seis mil consumidores norte-americanos revelou que 58% acredita que as empresas que lhes tentam vender algo não compreendem bem as suas necessidades e preferências. Como consequência, muitas campanhas de marketing têm um desempenho inferior ao esperado, resultando em desperdício de orçamentos, recursos e oportunidades. Os CMO devem evitar as armadilhas do excesso de inteligência artificial e priorizar investimentos no percurso do cliente com o maior retorno económico. Esta abordagem, baseada em dados e hipóteses, pode ajudar a reconstruir as ligações emocionais com os clientes que se sentem incompreendidos e a impulsionar um motor de crescimento produtivo. |