CMO alocam 40% do orçamento à transformação, mas falta foco estratégico

A Gartner destaca três prioridades para os Chief Marketing Officers devem ter em 2025 para melhorar a sua estratégia

CMO alocam 40% do orçamento à transformação, mas falta foco estratégico

Segundo um inquérito da Gartner realizado a 395 Chief Marketing Officers (CMO), quase 40% do orçamento destes profissionais é destinado atividades focadas na mudança e na transformação.

Para mitigar este problema, a Gartner aconselha os CMO a identificarem onde o pensamento tático substituiu a disciplina estratégica e a dedicarem recursos à gestão estratégica contínua, incluindo tempo do pessoal, formação e ferramentas.

De acordo com outro inquérito realizado a 125 CEO e CFO, apenas 14% dos CMO são eficazes na definição do mercado, ou seja, a influenciar a dinâmica do mercado ao identificar e satisfazer as necessidades dos clientes.

No entanto, os CMO que conseguem moldar o mercado destacam-se dos seus colegas pelas suas competências em tomar decisões baseadas em dados, gerir estratégias e conhecer profundamente o mercado.

Outro inquérito realizado a seis mil consumidores norte-americanos revelou que 58% acredita que as empresas que lhes tentam vender algo não compreendem bem as suas necessidades e preferências. Como consequência, muitas campanhas de marketing têm um desempenho inferior ao esperado, resultando em desperdício de orçamentos, recursos e oportunidades.

Os CMO devem evitar as armadilhas do excesso de inteligência artificial e priorizar investimentos no percurso do cliente com o maior retorno económico. Esta abordagem, baseada em dados e hipóteses, pode ajudar a reconstruir as ligações emocionais com os clientes que se sentem incompreendidos e a impulsionar um motor de crescimento produtivo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.