Um estudo recente destaca que a consciencialização dos direitos de privacidade dos consumidores é fundamental para aumentar a confiança em novas tecnologias
A Cisco divulgou os resultados do 2024 Consumer Privacy Survey e destaca como a consciencialização dos direitos de privacidade dos consumidores contribui para a criação de confiança e segurança em relação a novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA). De acordo com os resultados do inquérito, a consciencialização dos consumidores está a aumentar, com 53% a declarar que estão cientes das leis de privacidade, um aumento de 17 pontos percentuais em relação a 2019. Os consumidores mais informados são também os que mais sentem que os seus dados estão protegidos (81%), em comparação com aqueles que não têm conhecimento sobre as leis de privacidade (44%). Os resultados revelam que 63% dos consumidores consideram a IA útil para melhorar as suas vidas. A utilização de inteligência artificial generativa quase duplicou em relação ao ano passado, passando de 12% para 23%. No entanto, 44% dos inquiridos afirmam desconhecer a IA generativa. Embora os utilizadores reconheçam benefícios significativos no uso da IA generativa para a criação de conteúdos, eles também expressam preocupações quanto à segurança, ao potencial uso indevido e aos riscos para a sociedade. Com foco na privacidade, 30% dos utilizadores de IA generativa afirmam inserir informações pessoais e confidenciais em ferramentas de IA generativa, embora 84% dos consumidores estejam preocupados com a possibilidade de os seus dados se tornarem públicos. A privacidade e a proteção de dados tornaram-se uma exigência dos clientes, com mais de 75% a afirmar que não comprariam de uma empresa em que não confiam para proteger seus dados. Para salvaguardar suas informações, 49% dos consumidores entre 25 e 34 anos mudaram de empresa ou fornecedor devido às políticas de dados ou práticas de compartilhamento de dados, em comparação com apenas 18% dos consumidores com mais de 75 anos. A maioria dos consumidores (70%) reconhece que as leis de privacidade têm um impacto positivo, enquanto apenas 5% acredita que têm um impacto negativo. Os consumidores são cada vez mais a favor das proteções de privacidade, com 77% a declarar apoiar regras semelhantes em todos os países e regiões. Nos Estados Unidos, 81% dos inquiridos são a favor de uma lei federal sobre a privacidade. |