Com a inflação e o consequente aumento do custo de vida, os consumidores estão cada vez mais cautelosos e a procurar reduzir as suas despesas domésticas. No entanto, a Kaspersky alerta para o perigo da redução dos custos digitais em 2024, podendo comprometer a privacidade pessoal e segurança dos utilizadores.
O estudo sobre as resoluções digitais da Kaspersky para o ano de 2024 aborda a evolução do comportamento e das tendências dos consumidores, destacando as formas como os indivíduos europeus estão a gerir os seus custos deste ano.
Saldos online aumentam o risco de fraude nos pagamentos
De acordo com o estudo, 62% dos inquiridos prometem estar mais atentos à forma como guardam as informações de pagamento online. Apesar da rapidez e facilidade proporcionadas, os pagamentos feitos através de “um clique”, permitindo aos clientes guardar dados financeiros, podem não ser tão seguros como aparentam.
Os especialistas da Kaspersky alertam que atualmente as burlas e o phishing são as táticas preferidas dos cibercriminosos, sendo que, nos primeiros dez meses de 2023, foram identificados mais de 30 milhões de ataques de phishing dirigidos às compras online, aos sistemas de pagamento e às instituições bancárias. As plataformas de e-commerce foram utilizadas como isco em 43,5% dos ataques.
Os consumidores estão preocupados em reduzir as suas despesas, mas, ainda assim, 60% das pessoas inquiridas manifestaram interesse em continuar a procurar e adquirir produtos baratos online. A par disto, 49% planeiam explorar diversas atividades online gratuitas, o que pode aumentar a sua exposição à fraude.
Logins de serviços de streaming e partilha de passwords
A partilha de logins de serviços de streaming é cada vez mais percecionada como uma forma de economizar pelos consumidores.
Segundo a Kaspersky, espera-se não só uma diminuição na compra dos novos smartphones, como também nos serviços de streaming, como forma de reduzir o custo de vida. Cerca de 36% dos inquiridos preveem diminuir o número subscrições de serviços de streaming, sendo que 32% estão confortáveis com a possibilidade de partilhar logins com amigos e familiares.
Os jovens da Geração Z (entre os 18 e os 25 anos) exigem uma privacidade total; porém, mostram-se dispostos a partilhar as passwords dos serviços de streaming, de acordo com o estudo. Além disto, estão conscientes da incerteza sobre a segurança das suas contas, uma vez que desconhecem os hábitos digitais dos seus amigos ou familiares. Em contraste, os Baby Boomers (55-65 anos) demonstram alguma preocupação com a partilha de logins
Além disto, cerca de 23% dos consumidores planeiam fazer o download e transmissão de filmes ou programas de televisão ilegalmente, o que aumenta o risco de exposição a fraudes ou à partilha de dados pessoais na dark web.
“Por muito boa que a Internet possa ser para comparar preços e conseguir uma pechincha, é também um paraíso para os autores de fraudes e burlas”, sublinha David Emm, Investigador Sénior de Segurança da Kaspersky. “Por isso, é muito importante que, à medida que as pessoas estabelecem prioridades financeiras pessoais para 2024 e examinam cuidadosamente as suas despesas online, se mantenham atentas aos potenciais perigos. É também imperativo pensar na sua segurança quando partilha passwords com amigos e familiares”.
“Pode parecer magnânimo e inofensivo, mas uma password comprometida pode facilmente levar a muitas contas comprometidas e a um conjunto de custos indiretos. Ao estar mais atento às lojas que solicitam os seus dados financeiros e ao não partilhar passwords dos serviços de streaming, pode criar um estilo de vida digital mais organizado, seguro e económico em 2024”, conclui Emm.
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