A nova solução Adaptive Defense 360 é o primeiro produto a combinar proteção antivírus com a última tecnologia de proteção avançada, segundo a Panda Security
O Adaptive Defense 360 classifica todos os processos em execução, assegurando a deteção proativa de comportamentos estranhos e ameaças avançadas, desde o Cryptolocker até ataques zero-day, proporcionando funcionalidades de resposta e remediação.
O Adaptive Defense 360 integra numa única consola duas soluções da Panda Security:
Panda Endpoint Protection Plus, solução EPP (Endpoint Protection Platform), que conta com todas as funcionalidades de proteção tradicionais; e Panda Adaptive Defense, solução EDR (Endpoint Protection & Response), que adiciona deteção e resposta automatizada, monitorização contínua e análise forense em tempo real, culminando com a completa fortificação e segurança do endpoint.
Assim a nova solução combina todas as caraterísticas de um antivírus tradicional – prevenção e bloqueio de ataques e remediação das infeções – com a proteção avançada que se obtém ao analisar 100% das aplicações em execução (percentagem que a Panda promete).
A nova solução oferece um serviço de deteção no endpoint que é capaz de classificar cada aplicação da empresa de forma precisa para que se execute unicamente o que é lícito.
Outra das vantagens, segundo a Panda Security, é que deteta as ameaças num ambiente real independentemente da sua origem, incluindo de um dispositivo USB, quando a maioria das soluções de Advanced Threat Detection apenas localizam as ameaças que entram na rede e em ambientes virtualizados.
As funções do Panda Adaptive Defense 360 baseiam-se, assim, em três princípios: contínua monitorização das aplicações dos postos e servidores da empresa; classificação automática mediante técnicas de Machine Learning na plataforma Big Data da Panda; análise e classificação manual por técnicos do PandaLabs de aplicações que não estão classificadas automaticamente para conhecer o comportamento do que está em execução.
O Adaptive Defense 360 inclui também um módulo contra vulnerabilidades que emprega regras contextuais e de comportamento para que as empresas trabalhem num ambiente seguro, mesmo que não tenham os sistemas atualizados.
A solução disponibiliza informação contínua do estado da rede, enviando alertas imediatos no momento em que se identifica um malware na rede.