A empresa de segurança ESET anunciou dia 28 de outubro a descoberta de uma campanha de adware na Google Play Store que afetou cerca de oito milhões de utilizadores de Android em todo o mundo no ano passado
Lukas Stefanko, investigador de cibersegurança da ESET, revelou que existiam 42 aplicações envolvidas nesta campanha, com 21 ainda disponíveis no início da investigação. A equipa de segurança da Google removeu todas estas aplicações assim que reportámos a descoberta, mas ainda estão disponíveis em lojas de terceiros", explicou. As aplicações faziam parte de categorias variadas, como jogos simples, estações de rádio e download de vídeos, mas todos com o objetivo de monetizar anúncios através da navegação do utilizador, sem que ele saiba. Os adwares são capazes de, não só exibir os anúncios, mas também reproduzir e fazer download para dispositivo sem consentimento. A vítima acaba por não se aperceber da tática, que envolve a criação de atalhos ocultos de acesso, fingindo tratar-se da Google ou do Facebook. "O adware substitui estas duas aplicações, fingindo ser legítimo, para evitar suspeitas e permanecer no dispositivo durante o máximo de tempo possível”. |