Managed Services atacados por ransomware

Um ‘gang’ de ransomware atacou pelo menos três Providers de Managed Services (MSP) e implantou o ransomware Sodinokibi em sistemas dos clientes

Managed Services atacados por ransomware

Hackers entraram em MSPs e usaram a consola Webroot SecureAnywhere para infetar os PCs dos clientes com o ransomware Sodinokibi. O problema foi relatado pela primeira vez na secção dedicada a MSPs do Reddit. Kyle Hanslovan, CEO do Huntress Lab, ajudou, na plataforma, alguns dos queixosos a investigar os incidentes.

Hanslovan referiu que os atacantes acederam aos serviços de MSPs através de RDP (Remote Deskpot Endpoints) e ganharam privilégios dentro dos sistemas comprometidos, desinstalando antivírus como o ESET e Webroot.

O passo seguinte foi a procura de contas no Webroot SecureAnywhere, onde os hackers usaram a consola para executar um script Powershell, que fez o download e instalação do Sodinokibi.

A Webroot começou a forçar autenticação em dois fatores para as contas SecureAnywhere, apesar de essa função não ser ativada por defeito. Chad Bacher, da Webroot, disse à ZDNet que “para assegurar a melhor proteção da nossa comunidade, decidimos tornar a autenticação por dois fatores obrigatória”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.