Itália bloqueia acesso ao DeepSeek após dúvidas sobre privacidade de dados

O regulador italiano questionou as entidades responsáveis sobre a forma como a aplicação recolhe, armazena e gere os dados dos utilizadores. Resposta não convenceu as autoridades

Itália bloqueia acesso ao DeepSeek após dúvidas sobre privacidade de dados

A autoridade italiana de proteção de dados bloqueou na passada semana o acesso à aplicação de Inteligência Artificial (IA) DeepSeek e anunciou a abertura de uma investigação às empresas por detrás do novo modelo que está a agitar o campo da inteligência artificial.

A decisão surge depois do Garante per la Protezione dei Dati Personali não ter ficado convencido com o pedido de esclarecimentos que lançou à DeepSeek sobre a forma como a aplicação está a recolher e a armazenar os dados dos utilizadores. 

Em resposta, a Hangzhou DeepSeek Artificial Intelligence e a Beijing DeepSeek Artificial Intelligence, as entidades responsáveis pelo DeepSeek declararam que “não operam em Itália e que a legislação europeia não se aplica a ela”

Em comunicado, o regulador italiano afirmou que as informações fornecidas pelas empresas são “insuficientes”, tendo procedido ao bloqueio e retirada da aplicação das lojas da Apple e Google.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que o regulador italiano proíbe aplicações de inteligência artificial no país. Em 2023, o ChatGPT foi temporariamente banido por dúvidas sobre a gestão de dados dos utilizadores.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.