A Google anunciou que bloqueou mais de cinco mil milhões de anúncios e mais de 39 milhões de contas de anunciantes durante 2024 numa altura em que os esquemas potenciados por inteligência artificial estão a crescer
No Ads Safety Report referente a 2024 publicado esta semana pela Google, o motor de pesquisas na Internet bloqueou 5,1 mil milhões de anúncios e suspendeu mais de 39,2 milhões de contas de anunciantes. A empresa diz que o aumento de atividade de fiscalização é causado pela crescente ameaça de conteúdo gerado por Inteligência Artificial (IA), esquemas e abuso da sua plataforma de anúncios. A Google destacou a utilização de ferramentas de IA generativa para criar vídeos deepfake que se fazem passar por celebridades ou figuras públicas para promover esquemas. Habitualmente, estes vídeos deepfakes estão associados a esquemas de investimento, particularmente de criptomoedas. Para combater estes números, a Google criou uma equipa dedicada com mais de cem especialistas para analisar estes esquemas e desenvolver contramedidas efetivas. Como resultado, diz a empresa, “fomos capazes de suspender permanentemente mais de 700 mil contas de anunciantes infratores”, que levou a “uma queda de 90% em relatos deste tipo de anúncios fraudulentos”. Ainda que a inteligência artificial acabe por ser um dos responsáveis pelo crescimento de esquemas e anúncios maliciosos, a Google refere, também, que é a IA que ajuda a identificar e a aplicar políticas nas páginas dos anunciantes. |