Google assiste a crescimento de esquemas potenciados por IA em anúncios

A Google anunciou que bloqueou mais de cinco mil milhões de anúncios e mais de 39 milhões de contas de anunciantes durante 2024 numa altura em que os esquemas potenciados por inteligência artificial estão a crescer

Google assiste a crescimento de esquemas potenciados por IA em anúncios

No Ads Safety Report referente a 2024 publicado esta semana pela Google, o motor de pesquisas na Internet bloqueou 5,1 mil milhões de anúncios e suspendeu mais de 39,2 milhões de contas de anunciantes. A empresa diz que o aumento de atividade de fiscalização é causado pela crescente ameaça de conteúdo gerado por Inteligência Artificial (IA), esquemas e abuso da sua plataforma de anúncios.

A Google destacou a utilização de ferramentas de IA generativa para criar vídeos deepfake que se fazem passar por celebridades ou figuras públicas para promover esquemas. Habitualmente, estes vídeos deepfakes estão associados a esquemas de investimento, particularmente de criptomoedas.

Para combater estes números, a Google criou uma equipa dedicada com mais de cem especialistas para analisar estes esquemas e desenvolver contramedidas efetivas. Como resultado, diz a empresa, “fomos capazes de suspender permanentemente mais de 700 mil contas de anunciantes infratores”, que levou a “uma queda de 90% em relatos deste tipo de anúncios fraudulentos”.

Ainda que a inteligência artificial acabe por ser um dos responsáveis pelo crescimento de esquemas e anúncios maliciosos, a Google refere, também, que é a IA que ajuda a identificar e a aplicar políticas nas páginas dos anunciantes.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.