Falha na CrowdStrike impactou 8,5 milhões de dispositivos

A CrowdStrike explicou que uma atualização de rotina levou a um logic error que fez com que os computadores em ambientes Windows tivessem problemas, reiterando que não se tratou de um ciberataque

Falha na CrowdStrike impactou 8,5 milhões de dispositivos

A CrowdStrike explicou que uma atualização de rotina da configuração de sensores do produto Falcon, lançado na última sexta-feira, ativou um logic error que levou os computadores com sistema operativo Windows a entrar num loop de reboot e a apresentar o ‘ecrã azul da morte’.

De acordo com a documentação técnica da CrowdStrike, “a atualização ocorreu às 04h09 UTC”, ou seja, às 05h09 de Lisboa, e que as atualizações de configurações dos sensores são uma parte constante dos mecanismos de proteção da plataforma Falcon.

Os ficheiros de configuração desta atualização são “referenciados como Channel Files” e são uma parte dos mecanismos de proteção de comportamento utilizado pela plataforma. As atualizações ao Channel Files “são normais como parte das operações do sensor e ocorrem várias vezes ao dia”, com a arquitetura a existir “desde a conceção do Falcon”. O Channel File 291 corrige o logic error.

A Microsoft indicou que cerca de 8,5 milhões de dispositivos foram impactados pelo incidente na CrowdStrike. A tecnológica de Redmond partilhou uma ferramenta que ajuda os administradores de IT a acelerar o processo de reparação dos clientes Windows e os servidores impactados.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.