No meio de um novo escândalo de privacidade, o Facebook respondeu que nenhuma empresa teve acesso aos dados pessoais dos utilizadores sem a autorização dos mesmos
Esta semana, o New York Times reportou que o Facebook terá dado acesso a mensagens privadas dos utilizadores a várias grandes empresas, como o Netflix e ao Spotify, para além de ter dado acesso à Amazon para que obtivesse os nomes e informação de contactos dos utilizadores através dos seus amigos. Konstantinos Papamiltiadis, diretor de desenvolvimento de plataformas e programas do Facebook, escreveu numa publicação no blog do Facebook que “nenhuma destas parcerias ou funcionalidades deu às empresas acesso à informação sem a autorização das pessoas, nem violaram o nosso acordo de 2012 com a FTC [Federal Trade Comission]”. De relembrar que, em 2012, o Facebook foi acusado pela FTC de enganar os utilizadores e de os obrigar a partilhar mais informações pessoais do que pretendiam. O Facebook disse que o acesso a essas empresas, conhecido como parceiros de integração, tem como objetivo ajudar os utilizadores a aceder às suas contas no Facebook ou recursos específicos em dispositivos e plataformas construídas por outras empresas como Apple ou Amazon. Por email, um representante da Netflix afirmou que “ao longo dos anos, procurámos diversas formas de tornar a Netflix mais social. Um exemplo disto foi uma funcionalidade que lançámos em 2014, que permitia aos subscritores recomendar séries e filmes aos seus amigos do Facebook através do Messenger ou da Netflix. Nunca foi muito popular pelo que descontinuámos essa funcionalidade em 2015. Em nenhum momento acedemos às mensagens privadas das pessoas no Facebook, nem pedimos permissão para tal". |