Com base em entrevistas detalhadas com quase 500 empresas que sofreram uma violação de dados, o estudo IBM analisa centenas de fatores de custos, desde investigações técnicas e recuperação até notificações, atividades legais e regulatórias, custo de perda de negócio e reputação
A IBM Security anunciou recentemente as conclusões de um estudo global que analisou o impacto financeiro das violações de dados nos resultados finais das empresas. Em geral, o estudo, realizado em 500 empresas de 15 países, concluiu que os custos ocultos das violações de dados – como a perda de negócio, impacto negativo na reputação da marca e o tempo gasto pelos colaboradores no esforço de recuperação dos dados – são difíceis e muito caros de gerir. Patrocinado pela IBM Security e conduzido pelo Instituto Ponémon, o estudo “Cost of a Data Breach 2018” concluiu que o custo médio de uma violação de dados global é de 3.86 milhões de dólares, um aumento de 6,4% face ao relatório de 2017. Com base em entrevistas detalhadas com quase 500 empresas que sofreram uma violação de dados, o estudo analisa centenas de fatores de custos, desde investigações técnicas e recuperação até notificações, atividades legais e regulatórias, custo de perda de negócio e reputação. Este ano, pela primeira vez, o estudo também calculou os custos associados a “grandes violações” que variam de 1 milhão a 50 milhões de registos perdidos, projetando que essas violações custam às empresas entre 40 milhões e 350 milhões de dólares, respetivamente. “Embora as violações de dados divulgadas frequentemente relatem perdas na ordem dos milhões, esses números são altamente variáveis e focados em apenas alguns custos específicos que são facilmente quantificáveis, dado que o prejuízo vai além do financeiro," disse Wendi Whitmore, Global Lead for IBM X-Force Incident Response and Intelligence Services (IRIS). "A verdade é que há muitas despesas ocultas que devem ser consideradas, como danos à reputação, rotatividade de clientes e custos operacionais. Saber onde estão estes custos e como reduzi-los pode ajudar as empresas a investir os seus recursos de maneira mais estratégica e reduzir os enormes riscos financeiros que estão em jogo.”
Como calcular o custo de uma grande violação?Nos últimos cinco anos, o número de grandes violações (violações com mais de 1 milhão de registos) quase duplicou – de nove grandes violações em 2013, para 16 grandes violações em 2017. Com base na análise a 11 empresas que sofreram uma "grande violação" nos últimos dois anos, o relatório deste ano utiliza modelos estatísticos para projetar o custo das violações que varia de 1 milhão a 50 milhões de registos comprometidos.
|