ENISA e CERT-EU emitem declaração conjunta para ‘aumentar ciber resiliência das organizações’

O documento “Boosting Your Organization’s Cyber Resilience” aponta boas práticas de cibersegurança a serem adotadas pelas organizações, principalmente numa altura de aumento substancial de ameaças à cibersegurança das empresas

ENISA e CERT-EU emitem declaração conjunta para ‘aumentar ciber resiliência das organizações’

A ENISA reportou um aumento substancial de ciberameaças contra organizações públicas e privadas em todo o território da União Europeia e menciona que esta tendência está relacionada com três fatores.

Um destes fatores diz respeito ao ransomware, que continua a ser a principal ameaça e coloca milhões de organizações em risco. Depois, os cibercriminosos estão cada vez mais motivados a monetizar as suas atividades. Por fim, escreve a agência europeia para a cibersegurança, os ataques contra infraestruturas críticas estão a aumentar exponencialmente e outros setores económicos, assim como a sociedade, estão largamente expostos.

Com base neste aumento de ciberameaças contra organizações baseadas na União Europeia, a ENISA e o CERT-EUencorajam fortemente” todas as organizações públicas e privadas a adotar o “conjunto mínimo de melhores práticas de cibersegurança” que estão disponíveis no documento “Boost your Organisation's Cyber resilience - Joint Publication”.

Esta publicação destina-se principalmente aos decisores, tanto de IT quanto de gestão, assim como os profissionais de cibersegurança, como os CISO. Destina-se também, dizem as duas entidades, às empresas que apoiam a gestão de risco organizacional.

Ao seguir estas recomendações de forma consistente e sistemática, a ENISA e o CERT-EU continuam confiantes de que as organizações da UE serão capazes de melhorar substancialmente a sua postura de cibersegurança e, ao fazê-lo, vão aumentar a resiliência cibernética geral da União Europeia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.