Um estudo recente indica que dois terços dos consumidores desconfiam de como os dispositivos recolhem dados sobre as pessoas e os seus comportamentos
65% dos consumidores mostram-se preocupados com a maneira como os dispositivos conectados, como assistentes digitais pessoais, recolhem dados, segundo um novo estudo realizado pela Ipsos Mori em nome da Internet Society e da Consumers International. O inquérito foi realizado nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Frnaça e Reino Unido. Uma proporção semelhante acha que os dispositivos conectados são “assustadores” na maneira como recolhem dados sobre as pessoas e os seus comportamentos e mais da metade (55%) não confia nos seus dispositivos conectados para proteger a sua privacidade. Mais de metade (53%) não confia em dispositivos conectados para lidar com as suas informações com responsabilidade. Os resultados do estudo mostram que mais de três quartos dos consumidores (77%) disseram que informações sobre privacidade e segurança são considerações importantes nas suas decisões de compra e mais de um quarto das pessoas (28%) que não possuem dispositivos não compra produtos inteligentes por causa dessas preocupações. "Os resultados da investigação ressalvam a necessidade de os fabricantes de IoT criarem os seus dispositivos com segurança e privacidade em mente", disse Andrew Sullivan, presidente e CEO da Internet Society. “A segurança não deve ser uma reflexão tardia. Está claro que os fabricantes e retalhistas precisam de fazer mais para que os consumidores possam confiar nos seus dispositivos de IoT”. |