A companhia aérea admitiu que foi alvo de um ciberataque onde foram expostos os detalhes de mais de nove milhões de clientes, incluindo os detalhes de cartões de crédito de cerca de 2.200 passageiros
A EasyJet revelou que as informações pessoais de nove milhões de clientes foram acedidas durante um ciberataque “altamente sofisticado” à companhia aérea. A empresa revelou esta terça-feira, dia 19 de maio, que os endereços de email e os detalhes de viagens foram acedidos e que irá entrar em contato com os clientes afetados. Das nove milhões de pessoas afetadas, 2.208 tiveram os detalhes de cartão de crédito roubados. No entanto, os detalhes de passaportes não foram descobertos. Os clientes cujos dados do cartão de crédito foram recolhidos foram contatados, enquanto todos os outros afetados serão contactados até 26 de maio, segundo noticia o The Guardian. A EasyJet não forneceu detalhes de como a violação ocorreu, mas disse que “encerrou esse acesso não autorizado” e relatou o incidente ao Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido e ao ICO (Information Commissioner's Office), o regulador de dados. Esta violação é uma das maiores a afetar empresas britânicas. Existe, também, a possibilidade de a EasyJet ter de pagar uma multa avultada ao mesmo tempo que está sob uma forte pressão por causa da pandemia relacionado com o novo Coronavírus. De relembrar que, no ano passado, a British Airways foi multada em 183 milhões de libras depois de hackers terem roubada as informações pessoais de meio milhão de clientes. Também o ano passado, o grupo Marriott foi multado em pouco menos de cem milhões de libras por uma violação que expôs os dados de 339 milhões de clientes em todo o mundo. A EasyJet afirma que “não há evidências de que qualquer informação pessoal de qualquer natureza tenha sido utilizada indevidamente”. |