Atualizações de software utilizadas como razão para faltar a reuniões

12% dos colaboradores portugueses revelaram que já fingiram ter os seus dispositivos a instalar atualizações para não terem de comparecer numa determinada reunião de trabalho

Atualizações de software utilizadas como razão para faltar a reuniões

Alguns dos colaboradores portugueses (12%) revelaram que já fingiram ter os seus dispositivos a instalar atualizações para não terem de comparecer numa determinada call ou reunião de trabalho. Esta “desculpa” é plausível, visto que updates de software poderem atrapalhar dias de trabalho e que cerca de 38% dos colaboradores inquiridos em Portugal confirmaram que se atrasaram para reuniões devido a atualizações. Estas são as conclusões de um recente estudo da Kaspersky sobre as atitudes e hábitos dos colaboradores em relação às atualizações de dispositivos.

Reuniões frequentes tendem a ser vistas como uma das coisas mais desagradáveis na rotina de escritório. A transição para o trabalho remoto e reuniões virtuais não ajudou a resolver o problema, uma vez que as pessoas revelaram algum cansaço em relação a videochamadas, assim como maior desgaste no final de um dia de trabalho. O recente estudo da Kaspersky demonstra que alguns colaboradores procuraram, inclusive, “uma desculpa” para não estarem presentes em algumas calls, fingindo que o dispositivo de trabalho estava “em atualização”.

Esta justificação pode ser bem aceite pelas várias equipas da empresa, uma vez que a atualização de dispositivos é algo faz parte do dia-a-dia de trabalho. Além de falharem compromissos, 30% dos colaboradores portugueses revelaram também ter perdido dados ou partes do seu trabalho que não estavam guardadas, quando o computador ou portátil foi reiniciado após a instalação de atualizações.

Por outro lado, alguns colaboradores veem este tempo de inatividade do dispositivo como uma oportunidade para ”relaxar”, com 19% dos inquiridos em Portugal a admitir que instalaram propositadamente atualizações para gastar tempo de trabalho. No entanto, a maioria dos colaboradores não gosta quando o seu trabalho é interrompido, visto que 70% portugueses afirmaram desejar que as atualizações aconteçam fora do horário de trabalho, de forma a manterem a sua produtividade.

Apesar de as atualizações serem, normalmente, realizadas durante o horário de trabalho em modo silencioso e não afetarem o fluxo de trabalho, para que a atualização se torne efetiva, é necessário reiniciar o sistema. Contudo, existindo assuntos ou temas que não podem ser adiados, o utilizador tem a possibilidade de agendar o reinício do dispositivo. Porém, existem pessoas que não veem as notificações ou que não querem realizar as atualizações necessárias. Desta forma, existe o risco de a reinicialização ocorrer no momento menos desejado.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.