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5 tendências de segurança de dados: As empresas devem estar no topo em 2023

Os dados são o novo petróleo e o sangue vital do seu negócio. Sem acesso a dados e sistemas críticos, a sua empresa ficará paralisada, portanto a melhor forma é manter-se atualizado sobre as últimas ameaças e as ferramentas que pode utilizar para os proteger

5 tendências de segurança de dados: As empresas devem estar no topo em 2023

Aqui estão cinco tendências que influenciam a forma como as organizações protegem os seus dados em 2023:

1. Uma paragem de aplicações SaaS servirá de alerta

Cada vez mais as empresas estão a consumir software como um serviço. Agora imagine que um serviço como o Microsoft 365 tem uma grande paragem. E depois, o que é que acontece? É que os fornecedores SaaS como a Microsoft garantem o seu serviço, mas não garantem a segurança dos seus dados, cuja responsabilidade é, em última linha, da empresa que adquiriu o SaaS e não, do fornecedor. E é por isso que precisa de ter software de terceiros para sobreviver a uma interrupção e salvaguardar os seus dados a longo prazo.

É também crucial que adote a estratégia de proteção de dados 3-2-1-1. Esta estratégia assenta em ter três cópias dos seus dados em dois suportes diferentes, com uma dessas cópias localizada fora da empresa para recuperação de desastres. O último 1 nesta equação é o armazenamento imutável de objetos: uma ferramenta de segurança de dados de última geração que salvaguarda e que, em qualquer situação, poderá recuperar os seus dados para o estado em que se encontravam, antes de terem sido apagados ou corrompidos.

2. Reduzir os custos causará mais danos que benefícios

Com a subida dos preços da energia e a inflação desenfreada, todas as empresas irão otimizar os custos em 2023. Porém devem acautelar que cortes na proteção, armazenamento e backup dos seus dados acarretarão custos mais elevados, no futuro. O mais recente estudo da IBM sobre o custo de uma quebra de dados revelou que o custo médio de uma brecha para uma empresa americana em 2022 foi de 9,44 milhões de dólares. Em 2023, será essencial reconhecer a importância dos seus dados e assegurar que cortes no seu orçamento tenham um impacto mínimo nas suas operações.

3. As empresas terão de alocar os seus orçamentos de segurança de forma sensata

Dito isto, muitas empresas irão fazer alguns ajustes de custos em segurança. As que o fazem devem estar conscientes de que os cibercriminosos estão sempre à procura de explorar vulnerabilidades e atacam quando as guardas estão em baixo!

Atualmente, a maioria das empresas investe no básico como firewalls, antivírus, e soluções de deteção de intrusão. Mas saiba que os hackers conseguirão passar inevitavelmente por essas defesas pelo menos uma vez. Por cada euro gasto em prevenção, deverá gastar outro euro em soluções que o ajudem a fazer cópias de segurança e a recuperar os seus dados rapidamente no rescaldo de um ataque cibernético.

4. As empresas precisarão de soluções que protejam os dados dos colaboradores remotos

A maioria das organizações implementou com sucesso programas de trabalho remoto e de trabalho híbrido durante a pandemia. Muitas continuarão estas políticas em 2023 porque sabem que protegerão a saúde financeira das suas empresas enquanto mantêm os colaboradores mais felizes, empenhados e produtivos.

Mas saiba que quando os seus trabalhadores estão em trabalho remoto, os seus dados ficam ainda mais fragmentados e vulneráveis. Considerando que o trabalho híbrido veio para ficar, as empresas terão em 2023 de procurar soluções simples e de baixo custo que possam efetivamente fazer o backup e proteger os dados nos seus ambientes remotos.

5. As empresas que usam serviços de backup e recuperação na cloud irão procurar parceiros que reportem com precisão o seu âmbito 3 de emissões

Em muitos países, pede-se às grandes empresas que comuniquem as suas emissões de CO2 e que façam a sua parte para abrandar as alterações climáticas. Como não existem normas globais cada empresa mede as suas emissões de forma diferente e a maioria reporta apenas as emissões diretas - ditas de âmbitos 1 e 2 – que são apenas uma fração do total.

A maioria das emissões estão no âmbito 3, produzidas pela atividade de todos os participantes na cadeia de abastecimento de uma empresa. Em 2023, a pressão recairá sobre as empresas para que rastreiem com precisão as suas emissões de âmbito 3 ou corram o risco de greenwashing. E as organizações que utilizam serviços de backup e recuperação na cloud irão procurar parceiros que o façam adequadamente, para que possam afirmar-se net-zero e ser bons cidadãos empresariais.

O veredito final

A proteção de dados é um desafio empresarial cada vez mais difícil de endereçar. As empresas que em 2023 o fizerem com sucesso manter-se-ão no topo das tendências e implementarão as ferramentas e estratégias inovadoras de que necessitam para salvaguardar os seus dados e avançar com competência e confiança.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Arcserve

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