O futuro da colaboração empresarial: como as soluções IA estão a elevar a experiência do cliente

Rute Rodrigues Dias, Applications Business Director da Claranet Portugal, partilha insights valiosos sobre a aplicação de ferramentas como o Copilot for Dynamics 365, da Microsoft, no dia a dia das empresas e o potencial da sua adoção em diversas áreas de negócio

O futuro da colaboração empresarial: como as soluções IA estão a elevar a experiência do cliente

Quais os desafios enfrentados pelas organizações ao nível de marketing, vendas e apoio ao cliente?

O grande desafio é obter uma visão única de cliente, que enderece a importância da interação customizada em todos os momentos, independentemente do canal. A informação sobre (potenciais) clientes encontra-se dispersa, carecendo de soluções tecnológicas que permitam a recolha sistematizada de dados e a disponibilização de indicadores relevantes que possibilitem a interação personalizada, de acordo com o canal preferencial do cliente. Outro grande desafio que a IA ajuda a resolver é o alinhamento entre Marketing, Vendas e Apoio ao Cliente, garantindo uma mensagem uníssona da organização e elevando a experiência do cliente. Por último, enfrentamos desafios da velocidade e do acesso facilitado à informação, que exige processos simplificados, otimizados, automatizados e cada vez mais inteligentes, para uma maior eficiência da organização e satisfação do cliente.

De que forma está a IA a contribuir para enfrentar estes desafios?

A IA está a desempenhar um papel significativo em Marketing, contribuindo para uma melhor análise e segmentação de públicos-alvo e potenciando maior retorno das ações, com um elevado nível de personalização e adaptação de mensagens, criando uma experiência singular e próxima. No processo de Vendas, permite a digitalização e automação, obtendo informações relevantes para o negócio, como a previsão de vendas e recomendações de produtos e/ou serviços para cada cliente.

No Apoio ao Cliente, otimiza a obtenção de informações específicas, a resolução automática de perguntas frequentes com a utilização de chatbots, a disponibilização de suporte 24 horas/dia e a análise de sentimento com base nas interações multicanal, melhorando a eficiência e a satisfação do cliente.

A Claranet é um dos únicos parceiros da Microsoft em Portugal a disponibilizar o Copilot for Dynamics 365. Qual o potencial desta ferramenta?

O Copilot for Dynamics 365 destaca-se na automatização de tarefas repetitivas permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas; a assistência inteligente acelera processos como a criação de documentos, respostas a e-mails e gestão de tarefas.

Além disso, melhora a experiência do cliente, disponibilizando suporte de forma mais eficiente e personalizada e otimiza o dia a dia das equipas de Vendas e Marketing, por exemplo na sugestão de estratégias baseadas em insights.

A Claranet integra Copilot com Dynamics 365 para aproveitar ao máximo as soluções de CRM e ERP, otimizar processos e colaboração entre equipas. Impulsiona a eficiência operacional e aumenta a produtividade.

Para empresas que já utilizam Microsoft, como pode o Copilot for Dynamics 365 acrescentar valor?

O Copilot torna a utilização do Dynamics 365 mais inteligente. Para a tomada de decisão, pode ajudar em requisitos específicos da organização, como a resolução de desafios operacionais. Além disso, deve avaliar-se a integração com outras ferramentas Microsoft, como Teams, SharePoint e Outlook, garantindo uma experiência coesa.

Apesar de intuitiva, é preciso saber utilizar a IA para tirar melhor proveito dela. Que conselhos dá para a sua melhor adoção?

É importante compreender as capacidades e limitações da IA para gestão das expectativas, definir objetivos claros para medir o sucesso, comunicar os benefícios da implementação de IA aos stakeholders, garantir que a tecnologia está em conformidade com padrões éticos e regulamentações, formar os utilizadores, priorizar a segurança da informação, proteger dados sensíveis e monitorizar os sistemas de forma contínua.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Claranet

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.