Branded Content

Navegar na hybrid cloud, single cloud, multicloud e distributed cloud num contexto de data & analytics

No mundo orientado por dados de hoje, a computação em cloud tornou-se a pedra angular da inovação, capacitando organizações a desencadear todo o potencial dos seus dados. Entre as várias estratégias de nuvem, quatro destacam-se: Hybrid cloud, Single cloud, Multicloud e Distributed cloud.

Navegar na hybrid cloud, single cloud, multicloud e distributed cloud num contexto de data & analytics

Este artigo explora estas estratégias, analisando as suas complexidades e como podem revolucionar o ecossistema de Data & Analytics (D&A) na perspetiva dos valores que os clientes normalmente procuram:

  • Eficiência Operacional
  • Conhecer o Cliente
  • Inovar
  • Mitigar o Risco

Hybrid cloud, single cloud, multicloud e distributed cloud em ecossistema de D&A

Hybrid cloud: Combinando infraestrutura local com recursos de cloud privada e pública, a Hybrid cloud oferece um ambiente flexível para requisitos específicos de privacidade e conformidade de dados. Adequada para organizações com dados sensíveis ou críticos, permite a análise de dados na cloud pública enquanto protege dados sensíveis do cliente localmente.

Single cloud: Uma estratégia Single cloud envolve depender de um único fornecedor de cloud pública para a maioria das necessidades de computação em cloud. Esta abordagem é prevalente em ecossistemas de D&A, simplificando operações e permitindo que as organizações otimizem recursos num ambiente de cloud unificado.

Multicloud: Aproveitando vários fornecedores de cloud pública simultaneamente, como AWS, Azure ou Google Cloud, o Multicloud permite que organizações explorem serviços únicos e especializados de cada fornecedor. No contexto de D&A, o Multicloud torna-se relevante para otimizar custos, melhorar redundância e aceder a ofertas diversas.

Distributed cloud: Estendendo os serviços de cloud para o local, a Distributed cloud aproxima recursos de computação e armazenamento dos utilizadores finais. Adequada para processamento de dados em tempo real, reduz a latência e permite lidar com questões de conformidade regulatórias de residência de dados. Adequado para cenários como aplicações IoT e Edge Computing.

Eficiência operacional

A escolha entre os vários modelos depende das necessidades de uma organização para melhorar a eficiência operacional, utilização de recursos e otimização de operações.

Hybrid cloud: Ideal para organizações com dados sensíveis, oferecendo um ambiente seguro para operações essenciais. Permite escalabilidade e eficiência de custos ao transferir workloads para a cloud pública durante picos.

Single cloud: Simplifica a gestão, reduz a complexidade e permite que organizações otimizem recursos num ambiente de cloud unificado.

Multicloud: Permite que organizações escolham seletivamente serviços mais eficazes em termos de custo e desempenho de diferentes fornecedores, resultando em economias gerais. Gerir vários fornecedores de cloud pode aumentar a complexidade e exigir perfis especializados.

Distributed cloud: Facilita o processamento em tempo real de dados do cliente, de forma local, suportando aplicações que exigem interações com baixa latência.

Conheça o seu Cliente (KYC)

Qualquer uma das abordagens podem ser usadas neste contexto.

Hybrid cloud: Vantajosa ao lidar com dados sensíveis do cliente, permitindo o controlo e conformidade locais, enquanto aproveita as capacidades de análise da cloud pública.

Single cloud: Oferece uma abordagem simplificada para iniciativas KYC, simplificando a gestão e permitindo que as organizações se concentrem em dominar uma plataforma.

Multicloud: Permite que organizações aproveitem serviços especializados de vários fornecedores para tarefas específicas de KYC, aumentando a flexibilidade e escalabilidade.

Distributed cloud: Facilita o processamento em tempo real de dados do cliente, de forma local, apoiando iniciativas KYC que exigem interações de baixa latência.

Acelerar a inovação

A escolha depende da tolerância ao risco da organização, objetivos de inovação e requisitos de governance de dados.

Hybrid cloud: Adequada para organizações que procuram a inovação, mantendo a segurança dos dados e conformidade. Permite análise de workloads na cloud pública, aproveitando escalabilidade e flexibilidade, enquanto protege dados críticos localmente.

Single cloud: Fornece um equilíbrio harmonioso de controlo, segurança e escalabilidade, apoiando a inovação num ambiente de cloud unificado.

Multicloud: Fomenta a inovação por meio da diversificação tecnológica entre vários fornecedores de cloud, beneficiando-se de serviços especializados e únicos de cada um deles.

Distributed cloud: Suporta inovação ao levar recursos de computação mais próximos dos utilizadores finais, facilitando o processamento de dados em tempo real.

Mitigar Riscos

Conforme o ponto anterior, depende da tolerância ao risco da organização e de requisitos de Governance.

Hybrid cloud: Exige integração cuidadosa dos controlos de segurança localmente e na cloud pública.

Single cloud: Simplifica a implementação de medidas de segurança, concentrando-se num ambiente.

Multicloud: Requer uma estratégia abrangente de segurança na cloud, abordando vários fornecedores.

Distributed cloud: Necessita de medidas de segurança robustas localmente, adotando uma abordagem de zero trust.

O que a Keepler Data Tech observa

Com base na experiência da Keepler Data Tech com os seus clientes, a maioria das organizações tende a preferir um único fornecedor de cloud pública para o seu ecossistema de data & analytics. Esta abordagem simplifica a gestão e reduz a complexidade, o que é especialmente importante para aplicações intensivas em dados. No entanto, como mencionado anteriormente, existem cenários específicos em que vários fornecedores de cloud pública podem ser empregues num ecossistema de data & analytics. Estes cenários podem incluir a necessidade de cumprir requisitos de conformidade específicos, aproveitar as capacidades únicas de diferentes fornecedores de cloud ou integrar ecossistemas de data & analytics adquiridos através de fusões e aquisições (M&A).

Conclusão

A escolha do modelo cloud para um ecossistema de data & analytics depende dos requisitos, prioridades e tolerância ao risco da organização. A Hybrid cloud oferece uma combinação harmoniosa de controlo, segurança e escalabilidade, enquanto a Multicloud proporciona maior flexibilidade, agilidade e acesso a tecnologias inovadoras. Como empresa líder em consultoria de serviços de dados em cloud pública, a Keepler Data Tech está pronta para ajudar organizações a navegar pelas complexidades dos ambientes híbridos e multicloud para data & analytics. Seja adotando uma abordagem híbrida, multicloud, single cloud ou distributed cloud, a Keepler Data Tech é um Parceiro estratégico na otimização da infraestrutura de data & analytics na cloud pública, revelando insights acionáveis a partir dos dados ajudando os seus clientes a atingir objetivos estratégicos.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Keepler Data Tech

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.