A evolução da tecnologia de computação em cloud tem comprovado que a adoção de soluções híbridas e multicloud é um fator determinante para a harmonização do negócio nas empresas, possibilitando a flexibilidade necessária para a escolha da melhor opção tecnológica, para cada uma das áreas de atividade que são chave para o desenvolvimento do negócio, sem que exista lock-in e com a mais eficaz gestão de custos Hoje em dia, segundo o Eurostat, já foi passada a barreira média dos 45% na adoção de cloud por parte das empresas europeias e tem-se assistido ao crescimento bastante acentuado da adoção de tecnologias afetas a ambientes aplicacionais e produção, ao invés da primária exponencial adoção de email e ferramentas Office. Esta perceção vai ao encontro dos demais estudos de mercado que apontam para uma adoção crescente do ambiente híbrido.
|
RED HAT, 2022 State of Enterprise Open Source Report
|
As empresas têm de se adaptar de forma rápida às diferentes relações colaborativas do mercado global, automatizando tudo o que lhes permita tirar máximo partido da tecnologia mantendo a flexibilidade para desenvolver qualquer carga de trabalho em qualquer lugar e garantindo o respeito pelos regulamentos, conformidade e segurança dos seus dados.
Nesta visão, a adoção de plataformas que implementam soluções serveless e baseadas em microserviços, como o Red Hat OpenShift ajudam a atingir o sucesso nas organizações e vão ao encontro da estratégia multicloud.
Integrado na solução IBM Cloud Pak for Automation, que agrega soluções para ajudar as empresas desde a identificação de processos e tarefas a “transformar”, passando pela automatização de processos simples e complexos, até alcançar completamente um cenário de fluxos de trabalhos inteligentes, com o apoio de diferentes tecnologias, como a IA, o Red Hat OpenShift oferece uma série de benefícios significativos para a sua empresa que é altamente dependente de aplicações críticas e precisa ter escalabilidade, automação e segurança.
Escalabilidade
A plataforma permite dimensionar aplicativos com facilidade, permitindo que as empresas respondam a picos de procura sem enfrentar problemas. Uma entidade com site online que experimenta um aumento significativo de pedidos durante uma data ou evento importante: com esta tecnologia, as equipas de TI podem escalar automaticamente os recursos do aplicativo para atender a essa procura crescente, garantindo que o sistema permanece responsivo e confiável.
Modelo híbrido de aplicações legacy e novas tecnologias
|
|
Automação
O Red Hat OpenShift automatiza tarefas de rotina, acelerando o ciclo de desenvolvimento e implementação de aplicativos. Isto é valioso para qualquer empresa, que procura eficiência e redução de tempo na entrega. Uma entidade que oferece serviços de aplicativos móveis deseja atualizar a sua aplicação com frequência para incluir recursos de segurança ou melhorias de usabilidade: as atualizações podem ser automatizadas com a tecnologia, permitindo uma entrega contínua de novas versões da aplicação, resultando numa experiência de utilização mais aprimorada.
Ao mesmo tempo, contribui para a redução da complexidade e dos procedimentos manuais das equipas de TI da empresa, possibilitando a criação de ambientes de teste e desenvolvimento em múltiplas clouds públicas e privadas, além de agilizar e automatizar todas as tarefas envolvidas nos ciclos de passagem a produção e ciclos de atualização.
Segurança avançada
A plataforma Red Hat OpenShift é projetada com recursos avançados de cibersegurança, incluindo isolamento de containers, políticas de acesso granulares e integração com soluções de segurança.
Na prática, se uma entidade necessita de executar aplicações que processam informações sensíveis, como dados de clientes ou transações financeiras, a tecnologia fornece isolamento de containers.
Ou seja, as aplicações são executadas com segurança num ambiente compartimentado e a plataforma ainda oferece ferramentas para monitorizar e auditar os acessos, ajudando a cumprir regulamentações de segurança e privacidade.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela RedShift Consulting
|