Vivemos num mundo cada vez mais inteligente, naquela que podemos apelidar de «era da transformação acelerada», onde a capacidade de inovar se tornou um fator decisivo para o sucesso organizacional. É crucial que as organizações encontrem ferramentas que as ajudem a manter-se competitivas no mercado. Neste processo de adaptação ao cenário digital, onde as organizações operam diariamente, surgem fortes aliados que devem ser considerados: as aplicações de negócio.
As aplicações de negócio são soluções inovadoras que contribuem para a transformação do negócio, melhorando a experiência do utilizador, otimizando processos, aumentando a produtividade e permitindo uma maior personalização das interações internas e externas. Têm, assim, um papel estratégico no processo de adaptação digital, permitindo não só transformar a experiência de colaboradores e Clientes, mas também os processos operacionais da organização. A modernização de aplicações legacy para a Cloud é um campo fundamental. Ao migrar para a Cloud, as organizações ganham não só flexibilidade e escalabilidade, como também conseguem reduzir custos. Além disso, a capacidade de integrar tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, de forma mais eficaz, obriga não só a modernizar as suas infraestruturas como também desbloqueia novas funcionalidades aceleradoras da inovação.
No âmbito das aplicações de negócio surgem as soluções de CRM (Customer Relationship Management), que evoluíram de simples bases de dados de contacto para plataformas inteligentes, sendo agora capazes de, através dos dados, prever necessidades, sugerir ações e proporcionar interações altamente personalizadas, criando experiências unificadoras e diferenciadoras e oferecendo uma visão 360 do Cliente. Os CRM modernos, com IA Generativa e automação permitem, assim, a melhoria da qualidade do contacto e das interações com o Cliente – e, em última instância, uma melhor experiência de serviço em tempo real, funcionando como catalisadores de inovação no serviço ao Cliente. A capacidade inteligente de recolha, análise de dados e ainda de ação em tempo real permite às organizações não só melhorar o atendimento ao Cliente, como criar campanhas de marketing mais eficazes e prever tendências com maior precisão. Desta forma, a inovação nesta matéria vai muito além da simples otimização de processos – trata-se de redesenhar toda a experiência do Cliente. Ao unirmos a integração e a automação há ainda um ganho garantido na eficiência operacional da organização. Por um lado, a integração de diferentes aplicações de negócio como CRM, ERP e sistemas de automação de marketing, com plataformas colaborativas como o Microsoft Office 365, cria um ecossistema que favorece a inovação colaborativa. Por outro lado, a automação de processos é um catalisador crucial para aumentar a produtividade, permitindo que as equipas se concentrem em tarefas de maior valor. Áreas como Retalho, setor Financeiro e Supply Chain têm sido amplamente transformadas graças a ferramentas de automação que otimizam a alocação de recursos e aumentam a eficiência. No entanto, com a adoção de novas aplicações, a segurança e a conformidade podem ser um desafio. Temos, por isso, de garantir que a inovação rápida não comprometa a segurança dos dados, razão pela qual é fundamental que a segurança seja implementada by design no desenvolvimento aplicacional, para garantir que a privacidade dos dados é protegida e que as empresas cumprem as regulamentações de conformidade. Mas é certo que, utilizando as soluções corretas e aplicando as melhores práticas, a segurança e a inovação podem (e devem) coexistir nas organizações. Como vimos, na atual era digital, a inovação no negócio deixou de ser uma opção. As aplicações de negócio ajudam a inovar através da modernização de processos, que coloca as empresas no caminho certo para garantirem o seu crescimento num mundo em constante mudança. Portanto, a questão inevitável sobre a qual todas as organizações devem refletir neste momento é: inovar ou ficar para trás?
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