Branded Content

Cisco Partner Summit 2023: Logicalis Portugal é premiada pela Cisco Global Enterprise Networking & Meraki Partner of the Year

Após a conquista do prémio Cisco Global Enterprise Networking & Meraki Partner of the Year pela Logicalis Portugal no Cisco Partner Summit 2023, em Miami, João Martins, CEO da Logicalis Portugal, e Miguel Almeida, CEO da Cisco Portugal, destacaram a importância do prémio e o seu impacto na Parceria, além de revelarem estratégias futuras. Analisaram ainda os elementos essenciais para alcançar sucesso e enfatizaram o compromisso constante com a inovação e a sustentabilidade.

Cisco Partner Summit 2023: Logicalis Portugal é premiada pela Cisco Global Enterprise Networking & Meraki Partner of the Year

Após a notável conquista do prémio Cisco Global Enterprise Networking & Meraki Partner of the Year, pela Logicalis Portugal, no Cisco Partner Summit 2023 em Miami, entrevistamos João Martins (CEO da Logicalis Portugal), e Miguel Almeida (CEO da Cisco Portugal).

Nesta conversa ambos referem a importância do prémio, o seu impacto na parceria e revelam estratégias futuras; além de analisarem detalhadamente os elementos essenciais para o êxito alcançado e sublinharem o comprometimento constante com a inovação e com a sustentabilidade.

1. Enquanto CEO da Logicalis Portugal como descreve a importância do prémio Cisco Enterprise Networking & Meraki Partner of the Year, numa categoria tão relevante e emblemática para a Cisco? 

João Martins: “Sinto um orgulho imenso, na nossa equipa e na nossa performance. Após 23 anos de evolução e trabalho termos conseguido alcançar um prémio global da Cisco. Prova que não há impossíveis, mesmo em economias de menor dimensão.” 

2. Que impacto é que este prémio teve para a Logicalis tanto local, como globalmente?

João Martins: “O prémio foi muito valorizado na comunidade Cisco, que conta com mais de 30 mil parceiros, entre os quais apenas 15 recebem este tipo de distinção.

É um prémio que tem um reconhecimento muito grande a todos os níveis e vai sobretudo dar-nos mais motivação. É a confirmação de que quando trabalhamos bem, com qualidade, quando estamos preparados, focados e nos especializamos, é possível conquistar este tipo de prémios que normalmente só estão ao alcance de parceiros noutras geografias e em economias com outra dimensão.”

3. Quais foram os principais elementos que contribuíram para a vitória nesta categoria? E quais os maiores desafios superados?

João Martins: “Esta categoria é muito importante e às vezes esquecemo-nos dela, porque é uma categoria que no final do dia, prepara toda a conectividade e infraestrutura para outros tópicos tão importantes como a inovação e a sustentabilidade.

É por exemplo, através dos smart buildings e de toda a preparação dessa conectividade que conseguimos dar aos clientes a hipótese de serem cada vez mais sustentáveis e trabalharmos também nessa área (que acabou por ser outro prémio que a Logicalis ganhou). Daí achar que a Cisco teve muita coragem porque conseguiu diferenciar um parceiro numa economia de menor dimensão, através da inovação e da meritocracia.”

4. Em que medida é que a parceria com a Cisco tem sido estratégica para o sucesso da Logicalis Portugal?

João Martins: “Eu podia aqui contar uma história diferente, mas a Cisco faz parte do nosso ADN. Foi sempre a nossa decisão desde o início da companhia trabalhar com a Cisco e em exclusividade com a Cisco no portfólio que esta tem. Naturalmente, temos outros fabricantes muito importantes que complementam a nossa oferta, mas estrategicamente este tem sido o nosso percurso.

Acreditámos durante 23 anos, e mesmo sabendo que o caminho não se faz só com prémios, ainda assim a Cisco tem-nos dado muitas alegrias. Há cerca de 12, ou 13 anos atrás fomos galardoados com uma distinção que me deixa muito orgulhoso enquanto Premier Partner da Europa, e que foi o prémio provavelmente com o maior destaque antes deste. Na altura os nossos concorrentes disseram que devíamos tirar o máximo proveito daquela situação, porque a partir do momento em que fossemos Gold Partners seria impossível ganhar outro tipo de distinção.

Relativamente a este prémio de 2023 não só ganhámos na Europa, como a nível mundial; e portanto, isso faz obviamente que tenhamos muito orgulho no mesmo. A Cisco representa 85% da nossa faturação direta e indireta, portanto, acho que isto diz tudo.

É inequívoca a importância que a Cisco teve no nosso passado, que tem hoje e que vai ter no nosso futuro. Acreditamos que o caminho é este, e obviamente, cada vez mais passando pelos Serviços Geridos. Atualmente trabalhamos com mais fabricantes, já somos mais abrangentes, gerimos toda a complexidade do cliente, mas no nosso ADN obviamente que a Cisco está e estará sempre presente.”

5. Como descreve a parceria entre a Logicalis Portugal e a Cisco? E que fatores mais contribuíram para a obtenção do prémio global a partir de Portugal?

Miguel Almeida, CEO da Cisco Portugal

 

Miguel Almeida: “A Logicalis Portugal é um parceiro Gold da Cisco, com múltiplas especializações a nível de arquiteturas tecnológicas e soluções. A estratégia das duas empresas é coincidente em várias áreas, nomeadamente nos Managed Services e no conceito de Co-Sell & Ecossistema.

Na área de serviços geridos a Logicalis desenvolveu uma plataforma diferenciadora, a “Managed Digital Fabric”, para ajudar os clientes a reduzirem a complexidade e a otimizar os investimentos feitos. Esta plataforma dá ao cliente uma visão centralizada dos vários layers da sua infraestrutura digital (no que toca a conectividade, cloud, segurança e workplace) – disponibilizando informação sobre todos os seus serviços, respectivos consumos e ajudando na melhoria da performance.

Também na área de Co-Sell & Ecossistema a Logicalis tem vindo a desenvolver projetos transformadores, como por exemplo a integração de soluções de Smart Building, com o SD-Access da Cisco, tendo o objetivo de aumentar a eficiência operacional e sustentabilidade.

6. Quais são os planos futuros da Cisco, em termos de colaboração com parceiros como a Logicalis, especialmente considerando as rápidas mudanças no setor tecnológico?

Miguel Almeida: “Achamos que o futuro nos vai trazer uma crescente digitalização de todos os sectores, e por isso uma maior dependência global da tecnologia. Se combinarmos isto com uma escassez cada vez maior de recursos humanos qualificados e uma oferta tecnológica também cada vez mais complexa, podemos antecipar que vão surgir novos desafios; e acreditamos que a Cisco, e os seus parceiros, têm a estratégia certa para ajudar os clientes a endereçá- los. Algumas das nossas áreas de aposta são:

  • Plataforma: Foco em infraestrutura convergente para simplificar operações e gestão do IT, destacando automação e telemetria, para que o cliente se foque nos seus use cases. – Segurança: Abordagem proativa diante do crescente e complexo número de ciberataques, enfatizando a necessidade de informação coerente e correlacionável. Destacando a framework de segurança da Cisco e a vantagem única de visibilidade global e capacidade de resposta, dado que 82% do tráfego mundial passa por equipamentos Cisco.
  • Lifestyle: Juntamente com os parceiros, esta componente visa o acompanhamento do cliente durante todo o ciclo de vida da sua infraestrutura, trabalhando para a otimização das tecnologias e dos investimentos feitos; preparando o cliente para qualquer desafio futuro.
  • Managed Services: Desenvolvimento de Cisco Managed Services pelos parceiros, para permitir flexibilidade na adoção de tecnologia, superando os desafios de escassez de recursos.
  • Sustentabilidade: O compromisso da Cisco com a sustentabilidade tem quase 20 anos, e o próximo objetivo é atingir Net Zero em emissões de gases de estufa até 2040, com validação pelo Science Based Targets initiative (SBTi). Esta estratégia estende-se a áreas como o fabrico sustentável, certificação de sustentabilidade para parceiros e programas de financiamento que promovem uma Economia Sustentável.”

7. Além do prémio na categoria de Enterprise Networking & Meraki atribuído à Logicalis Portugal, o grupo Logicalis também venceu um Global Award na categoria de Sustentabilidade. Como é que empresa aborda a sustentabilidade e qual é a importância desta vitória?

João Martins: “Este prémio é muito relevante, acima de tudo porque é a primeira vez que a Cisco tem esta categoria. E eu acho que isto demonstra um foco muito grande da Logicalis neste tópico, que passou a ser um tópico “trendy”, mas que é realmente de muita importância.

Referi há pouco que a categoria de Enterprise Networking prepara para que a sustentabilidade seja possível do ponto de vista da conectividade e da infraestrutura. Considero da maior importância a ajuda que damos aos nossos clientes a nível do desenho e da preparação de todas as soluções, no sentido de lhes possibilitarmos a redução da pegada de carbono.

Portanto, temos um papel fundamental. Sendo uma categoria pioneira é um enorme orgulho e acho que o grupo Logicalis fez um trabalho extraordinário a nível global. O Robert Bailkoski (CEO do grupo Logicalis) tem encabeçado esta estratégia internamente, e eu acho que tem feito um trabalho incrível. O recebimento deste prémio a nível global vai motivar as pessoas da Logicalis que têm feito este percurso com ele; e é a prova que estamos no caminho certo e que podemos fazer negócios com mais qualidade e com a preocupação ambiental presente.”

8. Tendo obtido resultados tão bons este ano, como é que fica a fasquia para o próximo ano fiscal, nestas categorias e noutras?

João Martins: “Existe uma grande competitividade entre os parceiros Cisco, e a obtenção dum prémio com esta relevância acaba por colocar pressão para nos mantermos neste nível. Em tom de brincadeira, os outros nomeados e a própria Cisco, perguntaram imediatamente quais seriam as categorias de aposta nos próximos anos e consequentemente os próximos prémios.

Acho que era super importante, para o trabalho que temos feito do ponto de vista de Managed Services, e de Segurança (inclusivamente com o SOC do grupo Logicalis a vir para Portugal), podermos a médio prazo, a nível regional, ver os nossos esforços e qualidade serem reconhecidos também nestas categorias. Seria um passo muito importante termos esse reconhecimento.

Do ponto de vista estratégico este é o caminho e vamos trabalhar para isso, demore um, dois, três, quatro ou cinco anos. Portanto, temos uma nova motivação.

O prémio de Enterprise Networking, assemelhou-se a um prémio de carreira, porque sempre foi um objetivo desta companhia poder estar no grande palco, com um país como Portugal e provar que temos uma equipa fantástica, que somos tão bons ou melhores que os outros, e isso orgulha-me muito.”

Para saber como podemos ajudar a otimizar a jornada de transformação digital da sua organização, consulte o nosso website: www.pt.logicalis.com.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Logicalis Portugal

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.