Tem-se lido em várias manchetes: ‘A Inteligência Artificial (IA) irá transformar completamente o seu negócio’. Mas será que este entusiasmo coincide com a realidade? Vemos estas exclamações há duas décadas, mas onde estão os exemplos? Onde estão as histórias de sucesso? Será a IA a mudança de paradigma, e será que se aplica realmente ao meu negócio?
A cada dez anos parece haver uma nova tecnologia que vai mudar o mundo, mas muitas vezes desilude quando a sua implementação se torna demasiado desafiante. Há várias décadas que esta tem sido a história por detrás da Inteligência Artificial e do Machine Learning. Contudo, chegámos agora a um ponto de viragem com a IA. A capacidade computacional, a constante conectividade e a riqueza de dados podem ajudar os líderes empresariais a criar vantagens competitivas únicas, servindo melhor os clientes e melhorando processos, assim como a experiência dos funcionários, ou reduzindo custos. Há três áreas chave que as organizações de sucesso dominam para retirar valor da IA: Mindset, Skillset, Toolset (mentalidade, competências, ferramentas). Isto cria um movimento a que chamamos ‘The Data Network Effect’. Assim, adquirem-se mais dados, o que ajuda a criar melhores algoritmos e conduz, por sua vez, a um melhor envolvimento, levando, em última análise, a clientes mais felizes, o que posteriormente gera mais dados. Este processo repete-se, melhorando e gerando mais valor com cada ciclo. Enquanto algumas empresas já beneficiam do impacto transformador da IA, outras têm bastantes dificuldades. Existe confusão sobre a aplicabilidade e impacto da IA e sobre os casos a priorizar. A navegação pelos recursos de IA existentes revela uma grande quantidade de informação altamente técnica, mas quase nenhuma na forma de exemplos e orientações sobre o impacto empresarial. Até há pouco tempo, não existia uma lista abrangente de casos de utilização de IA e ML que servem como referências significativas para os líderes empresariais. O resultado final: a maioria das empresas sabe que precisa de IA, mas não encontrou a resposta para ‘por onde começar?’ Seguem quatro ações que proponho para ir além das palavras-chave e fazer da sua transformação digital orientada pela IA, uma realidade que moldará o futuro da sua organização. 1. Seja claro sobre o ‘porquê’Não se limite a implementar a IA para que possa dizer que já o fez. A IA deve ser usada para apoiar a sua estratégia empresarial, não deve ser a sua estratégia empresarial. Avalie as suas oportunidades e desafios de negócio e depois determine se a IA é a ferramenta certa para o trabalho que quer realizar. 2. Alinhe-se com os seus acionistasO sucesso a longo prazo com soluções de IA é impulsionado por pessoas, não pela tecnologia. Ao começar a trabalhar com vários interessados na sua iniciativa, assegure-se de que está a colaborar de forma eficaz e contínua com eles. Estruture as suas discussões estratégicas em torno das quatro áreas-chave: negócios, finanças, tecnologia e ciência, e encoraje os interessados nessas áreas a influenciar as decisões do seu projeto de AI. É também importante desenvolver uma cultura organizacional que dê poder às pessoas em todos os negócios e funções técnicas para se envolverem com a IA. O criar uma cultura que se destaca na gestão da mudança, celebrar o fracasso como aprendizagem, promover a aquisição de novas competências e fomentar a colaboração são excelentes formas de impulsionar a sua organização nesta direção. 3. Não dê um passo maior que a pernaConcentre-se na recolha dos dados específicos para o caso de utilização que está a implementar, e avance rapidamente através da prova de conceito (proof-of-concept) para a produção. Depois, passe para o caso de utilização seguinte e faça o mesmo novamente, expandindo os seus ativos de dados conforme necessário. 4. A tecnologia não é o fim, é o meioO verdadeiro valor não provém apenas da utilização de uma nova tecnologia, mas sim da utilização de novas tecnologias para repensar processos já existentes. À medida que procura implementar o seu projeto de IA, considere o processo utilizando as novas capacidades da IA. À medida que a IA transforma a forma como vivemos e trabalhamos, desde a otimização dos processos empresariais à personalização do conteúdo para os consumidores. Todas as aplicações de IA, inovadoras e com impacto, podem ajudar tanto as empresas como os indivíduos nos próximos anos. As possibilidades são infinitas. |