Um guia para tornar a sua visão IA uma realidade

Um guia para tornar a sua visão IA uma realidade

Tem-se lido em várias manchetes: ‘A Inteligência Artificial (IA) irá transformar completamente o seu negócio’. Mas será que este entusiasmo coincide com a realidade? Vemos estas exclamações há duas décadas, mas onde estão os exemplos? Onde estão as histórias de sucesso? Será a IA a mudança de paradigma, e será que se aplica realmente ao meu negócio?

A cada dez anos parece haver uma nova tecnologia que vai mudar o mundo, mas muitas vezes desilude quando a sua implementação se torna demasiado desafiante. Há várias décadas que esta tem sido a história por detrás da Inteligência Artificial e do Machine Learning.

Contudo, chegámos agora a um ponto de viragem com a IA. A capacidade computacional, a constante conectividade e a riqueza de dados podem ajudar os líderes empresariais a criar vantagens competitivas únicas, servindo melhor os clientes e melhorando processos, assim como a experiência dos funcionários, ou reduzindo custos.

Há três áreas chave que as organizações de sucesso dominam para retirar valor da IA: Mindset, Skillset, Toolset (mentalidade, competências, ferramentas). Isto cria um movimento a que chamamos ‘The Data Network Effect’. Assim, adquirem-se mais dados, o que ajuda a criar melhores algoritmos e conduz, por sua vez, a um melhor envolvimento, levando, em última análise, a clientes mais felizes, o que posteriormente gera mais dados. Este processo repete-se, melhorando e gerando mais valor com cada ciclo.

Enquanto algumas empresas já beneficiam do impacto transformador da IA, outras têm bastantes dificuldades. Existe confusão sobre a aplicabilidade e impacto da IA e sobre os casos a priorizar. A navegação pelos recursos de IA existentes revela uma grande quantidade de informação altamente técnica, mas quase nenhuma na forma de exemplos e orientações sobre o impacto empresarial. Até há pouco tempo, não existia uma lista abrangente de casos de utilização de IA e ML que servem como referências significativas para os líderes empresariais.

O resultado final: a maioria das empresas sabe que precisa de IA, mas não encontrou a resposta para ‘por onde começar?’ Seguem quatro ações que proponho para ir além das palavras-chave e fazer da sua transformação digital orientada pela IA, uma realidade que moldará o futuro da sua organização.

1. Seja claro sobre o ‘porquê’

Não se limite a implementar a IA para que possa dizer que já o fez. A IA deve ser usada para apoiar a sua estratégia empresarial, não deve ser a sua estratégia empresarial. Avalie as suas oportunidades e desafios de negócio e depois determine se a IA é a ferramenta certa para o trabalho que quer realizar.

2. Alinhe-se com os seus acionistas

O sucesso a longo prazo com soluções de IA é impulsionado por pessoas, não pela tecnologia. Ao começar a trabalhar com vários interessados na sua iniciativa, assegure-se de que está a colaborar de forma eficaz e contínua com eles. Estruture as suas discussões estratégicas em torno das quatro áreas-chave: negócios, finanças, tecnologia e ciência, e encoraje os interessados nessas áreas a influenciar as decisões do seu projeto de AI.

É também importante desenvolver uma cultura organizacional que dê poder às pessoas em todos os negócios e funções técnicas para se envolverem com a IA. O criar uma cultura que se destaca na gestão da mudança, celebrar o fracasso como aprendizagem, promover a aquisição de novas competências e fomentar a colaboração são excelentes formas de impulsionar a sua organização nesta direção.

3. Não dê um passo maior que a perna

Concentre-se na recolha dos dados específicos para o caso de utilização que está a implementar, e avance rapidamente através da prova de conceito (proof-of-concept) para a produção. Depois, passe para o caso de utilização seguinte e faça o mesmo novamente, expandindo os seus ativos de dados conforme necessário.

4. A tecnologia não é o fim, é o meio

O verdadeiro valor não provém apenas da utilização de uma nova tecnologia, mas sim da utilização de novas tecnologias para repensar processos já existentes. À medida que procura implementar o seu projeto de IA, considere o processo utilizando as novas capacidades da IA.

À medida que a IA transforma a forma como vivemos e trabalhamos, desde a otimização dos processos empresariais à personalização do conteúdo para os consumidores. Todas as aplicações de IA, inovadoras e com impacto, podem ajudar tanto as empresas como os indivíduos nos próximos anos. As possibilidades são infinitas. 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.