O número de ataques de ransomware explodiu nos últimos anos, infetando milhões de computadores e custando às empresas milhões em prejuízos
Recomendamos três melhores práticas que todas as organizações, independentemente do seu tamanho e setor de atividade, devem implementar. 1. Educação e ConsciencializaçãoDetestamos dizer isto, mas o maior ativo da sua empresa é também o seu elo mais fraco e o principal vetor de ataque. Muitos dos seus funcionários nunca ouviram falar de phishing nem de um ataque man-in-the-middle, e os hackers sabem disso. É essencial que eduque os seus colaboradores sobre os métodos de ataque mais comuns e como evitá-los. Eis alguns conselhos básicos que lhes pode dar:
2. Backup. Backup. Backup.Existe uma solução facilmente evitável para ataques de ransomware: tenha vários conjuntos de backups. Os dispositivos NAS não são backups, são simplesmente pools de armazenamento contendo dados que oferecem maneiras convenientes de aceder e gerir esses dados. E isto não é suficiente. É vital ter backups adicionais, na nuvem ou, mais preferencialmente, em backups offline. Sim, backups offline. Afinal, o ransomware moderno consegue encontrar e encriptar o armazenamento em rede. Um bom backup manual antigo, numa programação regular, ajudará a garantir que temos a cópia mais recente dos nossos dados pronta a ser usada em caso de ataque. 3. Defesa aprofundadaAtaques de ransomware tentam aproveitar todos os vetores de ataque possíveis. Quanto mais camadas de segurança houver em vigor, maior a possibilidade de se impedir um ataque que outra camada poderia deixar passar. Estes tipos de ataque conseguem transformar-se em algo único, desviando-se dos métodos tradicionais de deteção com base em assinaturas. Eis algumas das camadas críticas de segurança que a sua organização deve ter:
|