Vivemos num contexto cada vez mais competitivo, onde os produtos e serviços evoluem a um ritmo vertiginoso, oferecendo aos consumidores e utilizadores, soluções cada vez mais completas e integradas.
O modelo de negócio converteu-se numa plataforma sobre a qual devemos ancorar o valor gerado por serviços e produtos que evoluem cada vez mais rápido, inclusive antes da sua amortização. Hoje, produto, serviço e consumíveis estão intimamente ligados; são disponibilizados mediante o recurso a plataformas e a utilizadores que são submetidos a uma oferta extrema, onde a fidelização e a retenção são o elemento chave, no qual aparece a digitalização como elemento comum entre a experiência de uso, a eficiência no serviço e a escalabilidade industrial.
Consciente da relevância estratégica da digitalização e ao mesmo tempo da dificuldade da sua implementação na operação e na relação com o utilizador de um modo eficiente e rentável, poderíamos sublinhar 5 medidas explicativas pelo facto de existir no setor da saúde um contexto e cenário perfeitos para crescer e escalar negócio, através da transformação digital:
- Transformação do paciente: tendência é que cada vez mais, o paciente é ele próprio mais exigente e procura experiências no contexto tecnológico para ser atendido com maior rapidez, eficiência, segurança e com a utilização dos mesmos dispositivos (Smartphone, Tablet...) que utiliza para outros serviços. Um factor chave é a comunicação entre os profissionais que vão fornecer o serviço, multiplicando assim o conhecimento e a informação à disposição do paciente.
- Transformação na gestão: no setor estão a surgir managers habituados a utilizar ferramentas de gestão da informação para desenvolver a inteligência do negócio. Será possível, entre outros, analisar que serviços se devem oferecer para melhorar o negócio.
- Transformação na gestão: desde os organismos europeus regulatórios, é definida uma uma linha de “controlo” através da digitalização de parâmetros como a traçabilidade dos produtos, tratamentos, qualidade e garantias do serviço.
- Transformação tecnológica: todo o enredo da Indústria 4.0 permite dispor de novas tecnologias aplicadas ao setor da saúde, tais como a impressão 3D, a realidade aumentada, o Big Data e a robótica que irão permitir fornecer alguns serviços diferenciais muito mais competitivos. Basicamente trata-se de poder comercializar serviços e produtos totalmente personalizados às necessidades de saúde de cada paciente sem renunciar às economias de escala.
- Transformação do Negócio: o modelo de negócio com suporte digital permite planificar com segurança, a expansão e crescimento com velocidade, um crescimento sustentável, assim como alcançar notórias melhorias de rentabilidade.
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