Quando falamos em gestão de dados, não falamos, certamente, de um conceito inovador e disruptivo. No entanto, e apesar da sua maturidade no atual ecossistema, são várias as organizações que ainda não reconhecem esta ferramenta como essencial para o desenvolvimento do seu negócio, dando suporte à produtividade, eficiência e tomada de decisões estratégicas
A gestão de dados, ao longo dos anos, tem se revelado, cada vez mais, essencial no desenvolvimento do negócio das empresas, podendo afirmar-se que os dados têm vindo a ocupar o centro do palco. No entanto quando falamos de dados por si só, estes revelam-se inúteis. Ou seja, é fundamental definir uma estratégia eficaz e um modelo de gestão de dados para aproveitar todas as formas de uso prático e eficiente de dados em cadeias de suprimentos, redes de funcionários, ecossistemas de clientes e parceiros, logística empresarial, entre outros. O processo de gestão de dados proporciona inúmeras vantagens para uma organização, uma vez que inclui uma ampla gama de tarefas e procedimentos, como:
Mas, porque é que a gestão de dados é tão importante?Cada aplicação, solução analítica e algoritmo usado num negócio depende de um acesso contínuo aos dados. Na sua essência, um sistema de gestão de dados ajuda a garantir que estes estejam seguros, disponíveis e precisos. 1. Tranformar o Big Data num ativo de alto valor Muitos dados podem ser opressivos e inúteis se a sua gestão não for adequada. Mas, com as ferramentas certas, o Big Data pode ser aproveitado para capacitar as empresas com insights mais profundos do que nunca e previsões mais precisas. Pode dar às empresas uma melhor compreensão daquilo que os clientes desejam e ajudá-las a oferecer experiências diferenciadoras aos mesmos, com base nos dados fornecidos. Pode também ajudar a impulsionar novos modelos de negócios baseados em dados que não seriam evidentes ou óbvios sem a capacidade de analisar e interpretar Big Data. Não é segredo para ninguém que as organizações orientadas por dados têm uma grande vantagem competitiva. Com ferramentas avançadas, as empresas podem fazem a gestão de dados de mais fontes do que anteriormente. Podem também aproveitar muitos tipos diferentes de dados, estruturados e não estruturados, em tempo real – incluindo dados de dispositivos IoT, arquivos de vídeo e áudio, dados de fluxo de cliques da Internet e comentários de redes sociais – abrindo mais oportunidades para monetizar dados e usá-los como um ativo. 2. Estabelecer a base de dados para a transformação digital Costuma-se dizer que os dados são a força vital da transformação digital. A Inteligência artificial (IA), o Machine Learning, a Industria 4.0, as análises avançadas, o IoT e a automação inteligente, todos exigem muitos dados oportunos, precisos e seguros para garantir a sua boa execução. O Machine Learning, por exemplo, precisa de conjuntos de dados de grande dimensão e diversos para “aprender”, identificar padrões complexos, resolver problemas e manter seus modelos e algoritmos atualizados e funcionando de forma eficaz. A análise avançada (que muitas vezes aproveita o Machine Learning) também depende de grandes quantidades de dados de alta qualidade para produzir insights relevantes e acionáveis que podem ser trabalhados com confiança. E a IoT e a IoT industrial funcionam em um fluxo constante de dados da máquina e do sensor. O denominador comum em qualquer projeto de transformação digital são os dados. Antes que as empresas possam transformar os seus processos, tirar proveito de novas tecnologias e se tornarem empresas inteligentes, precisam de uma base de dados sólida. Resumindo, precisam de um sistema moderno de gestão de dados. Na prática, a utilização de um software de Análise de Dados permite não só fazer um diagnóstico sobre a situação atual da empresa, como fazer previsões de cenários futuros. Os negócios acontecem no imediato, a um ritmo bastante acelerado e, neste sentido, é imperativo que cada organização saiba tomar as decisões mais adequadas para o seu negócio de modo a otimizar o tempo de decisão e, consequentemente, não ficar atrás da sua concorrência. |