A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma “hot trend” que tem despertado o interesse da sociedade no geral e, em particular, dos gestores, uma vez que promete uma verdadeira revolução na forma como nos relacionamos e trabalhamos. Encontramos IA em diversos serviços que utilizamos no dia a dia, desde as recomendações de filmes feitas em sites de streaming, aos chatbots de apoio ao cliente
Mais recentemente, muito por culpa do ChatGPT, a nossa atenção voltou-se para a Inteligência Artificial Generativa, que tem mostrado uma rápida evolução. Com a crescente disponibilidade deste tipo de tecnologia para os negócios, as empresas criam novas formas de competir e de potenciar a produtividade, promovendo reduções de custos e criando novas oportunidades de crescimento. Além da democratização da IA, outras tendências estão a moldar o futuro das organizações que recorrem a esta tecnologia: 1. Ética e regulamentaçãoUma das maiores preocupações da crescente integração da IA no quotidiano passou a ser não só a substituição de empregos humanos por máquinas, mas a falta de transparência. Neste contexto, as organizações devem olhar atentamente para a ética e as regulamentações da IA como aspetos críticos, de forma a continuarem a implementar soluções disruptivas, ao mesmo tempo que mitigam esses riscos. Na Europa, esse caminho já está a ser regulamentado. O EU AI Act, já aprovado pelo Parlamento Europeu, evidencia um conjunto de ações e regulamentos necessários para a implementação de soluções de IA, de forma a promover segurança, transparência, indiscriminação e rastreabilidade. Tendo como propósito regular a IA, o documento considera que os sistemas de IA deverão ser sempre supervisionados por pessoas e não por sistemas de automação, de forma a evitar resultados prejudiciais. 2. Competências numa nova Era de IAÀ medida que a IA continua a ter um lugar mais dominante nas organizações, também aumenta a necessidade de mão de obra com novas competências. Os recursos humanos necessitam de continuar a aprimorar as suas aptidões, o que lhes dará uma vantagem adicional e lhes permitirá estar melhor posicionados para prosperar na nova era digital. Hoje, a tecnologia deixou de ser um tema só do departamento de IT para ser um tema dos líderes das empresas, que usam e reconhecem nas soluções de IA enormes benefícios para a organização. A aprendizagem contínua e a adaptação constante tornam-se as bases para uma carreira de sucesso numa sociedade impulsionada pela IA. 3. IA para a SustentabilidadeO aumento do poder computacional, da criptomoeda e dos investimentos em IA tem levado a uma situação preocupante quanto aos custos associados, sejam eles económicos, sociais ou climáticos. O valor acrescentado destes desenvolvimentos e investimentos deverá ser capaz de cobrir os inconvenientes que gera. Por exemplo, é importante que o aumento de robôs para trabalhos muito manuais e rotineiros, liberte as pessoas para trabalhos mais estratégicos e criativos dentro da organização. À medida que a consciência sobre as mudanças climáticas e a necessidade de práticas mais ecológicas aumenta, a aplicação da IA para a sustentabilidade torna-se uma prioridade. 4. IA na SaúdeA IA na Saúde continuará a apresentar investimentos crescentes, uma vez que é uma área que pode realmente beneficiar da adoção da IA para diagnosticar, melhorar processos, criar novos métodos e prevenir, atempadamente, cenários de saúde mais sensíveis. A IA pode ajudar no diagnóstico e prognóstico de doenças, ao identificar precocemente problemas de saúde e, consequentemente, permitir uma resposta rápida dos profissionais de saúde, no tratamento de pacientes, no desenvolvimento de medicamentos, diminuindo tempo e custos, e na edição de genes, ao permitir a modificação do DNA de organismos para prevenir ou curar doenças. A IA possibilita ainda a medicina personalizada, adaptando tratamentos com base nas características genéticas individuais de cada paciente, o que não só aumenta a eficácia dos tratamentos, mas também reduz os efeitos colaterais indesejados. Enquanto a tecnologia continua a evoluir, espera-se que a IA desempenhe um papel cada vez mais central na promoção da saúde e no avanço da medicina (outro bom exemplo, é a utilização de robôs nas cirurgias). 5. IA na Automação RobóticaA redução dos custos dos robôs industriais e o contínuo desenvolvimento e melhoria dos modelos de IA, está a permitir que as organizações olhem para a automação e a robótica com outros olhos. A rápida mudança nos hábitos de consumo e a maior adoção do comércio eletrónico têm um grande impacto em setores como a logística e a indústria transformadora. Com a adoção da IA nestes setores, através do investimento em automação, reconhecimento facial, tecnologia de voz e robótica, o processo adapta-se em tempo real. Isto reduz o tempo e os recursos, criando valor e oferecendo uma experiência de cliente diferenciada. No entanto, podem surgir problemas em termos de segurança e de mão de obra – problemas esses que a Europa pretende mitigar e prevenir com o AI Act. A Inteligência Artificial está a moldar o futuro de forma impactante e inovadora. À medida que estas tendências se desenvolvem, é imperativo considerar não apenas os benefícios tecnológicos, mas também as implicações éticas e sociais. Estar atento a estas tendências permite-nos antecipar as mudanças e preparar-nos para um futuro impulsionado pela IA. Estamos perante um momento crucial em que o entendimento e a reflexão sobre estas questões são essenciais para garantir que a Inteligência Artificial seja usada de forma responsável e benéfica para a sociedade como um todo. |