De armas e bagagens para a cloud. Agora ou já?

De armas e bagagens para a cloud. Agora ou já?

«As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas» - Sun Tzu, A Arte da Guerra

Muitos órgãos executivos das organizações preocupam-se com trimestres e anos fiscais. E restam poucos anos fiscais, a muitas dessas organizações, para que deixe de ser possível utilizar os seus sistemas de gestão empresarial on premises, por via da extinção do suporte às atuais versões. O movimento para a cloud será, mais cedo ou mais tarde, inevitável.

Sabemos que, para muitas empresas portuguesas, o tempo que ainda falta para que tal aconteça ainda é longo. Mas “as oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas” e se esse tempo fosse, graças à transição para a cloud, um investimento em tranquilidade futura, crescimento do ROI (Retorno sobre o Investimento) e se traduzisse até em redução de custos? Será que ainda restariam dúvidas que esse é o caminho e que a decisão deve acontecer rapidamente?

Atualmente, e apesar de 40 anos de evolução, o mercado de ERP (Enterprise Resource Planning) continua a crescer em média 6,7% entre 2023 e 2030 (segundo Market Insights and Statistics), a nível mundial, o que significa que milhares de utilizadores aderem todos os dias ao novo ERP (nem que seja apenas uma nova versão). Para quem já tem um ERP continuam a ser rapidamente percecionados benefícios em mudar para a cloud, e rapidamente se identificam alguns: 

  • Na cloud, o ERP não requererá processamento em background. Poderá simplificar os processos e executá-los em tempo real para planeamento, execução, previsão e simulação; 
  • Desde logo, beneficiará de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, IoT (Internet of Things), Blockchain ou analítica avançada, prontas a utilizar; 
  • Uma solução de ERP na cloud é mais facilmente mantida, recebendo atualizações periódicas, seguindo sempre as melhores práticas dos vários setores de atividade.

Quer opere mais com os módulos de produção, de compras, da cadeia logística, da distribuição, do retalho ou mesmo dos serviços financeiros, a conversão para a cloud deve ser uma prioridade, se possível, para alocar orçamento rapidamente. Em função da procura de última hora, deixar para o final a adoção de um ERP na cloud pode levar a um encarecimento do seu investimento, dada a afluência de empresas em clima de urgência aquando do final da manutenção da sua versão atual de ERP.

A bem da sua operação e da tesouraria, agora é o momento de se mudar de armas e bagagens para a cloud. Quem muito espera pelo momento ideal corre o risco vir a incorrer em custos acrescidos que depois não poderá evitar. Um dos grandes segredos das empresas líderes nos seus setores é a capacidade que os gestores têm em antecipar tendências de mercado e começar a implementá-las imediatamente (e a tecnologia é uma das grandes aliadas na antecipação de riscos).

A menos que ainda subsistam dúvidas ou preocupações, acho que estamos prontos para começar. O momento para adoção de tecnologias na cloud é agora (ou já, como preferir). Afinal, é com o tempo que aprendemos. E se aprendermos a tempo, só ficamos a ganhar! 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.