Com o passar dos anos, aproximamo-nos do final do suporte ao SAP ECC, versão ainda utilizada por muitas empresas em todo o mundo para gerir os seus processos de negócios. O anúncio foi feito pela própria SAP, prevendo o descontinuar deste suporte em 2027, sensivelmente daqui a dois anos
Tal cenário tecnológico tem um impacto empresarial significativo. Torna-se crucial para as empresas o aumento do foco na evolução para a mais recente solução SAP S/4 HANA, com toda uma panóplia paralela de sistemas adicionais à disposição, que a complementam e enriquecem de funcionalidades e digitalização de topo. O S/4 HANA é concebido para oferecer uma eficiência superior, análise de dados em tempo real e uma experiência de utilizador otimizada através da interface SAP Fiori. Esta atualização tecnológica revela-se uma oportunidade para uma reestruturação profunda e, simultaneamente, uma janela de oportunidade estratégica para as empresas no que toca à competitividade e inovação. Trata-se de uma revolução na forma como estas operam - exigindo o abandonar de sistemas que ao longo do tempo se vão tornando obsoletos, ao proporcionar uma plataforma robusta, flexível e preparada para o futuro, permitindo que as mesmas se mantenham na linha da frente, num mercado que evolui a passo acelerado. A migração para o SAP S/4HANA oferece às empresas a oportunidade de digitalizar processos de negócios, melhorar a integração entre áreas e aproveitar as capacidades de automação e inteligência artificial (IA) da plataforma, para aumentar a eficiência, reduzir erros humanos, diminuir custos e melhorar a qualidade e velocidade dos serviços prestados aos clientes. Além disso, permite transformar operações antigas, otimizar a colaboração e agilizar a tomada de decisões com ferramentas de análise em tempo real. Resumidamente, através da migração para o SAP S/4HANA as empresas podem responder rapidamente a novos desafios ou oportunidades de mercado. No entanto, embora este sistema ofereça várias vantagens tecnológicas, é importante que a sua adoção seja feita de forma consciente, planeada, completa e estratégica. Para uma adoção bem-sucedida é necessário preparar os colaboradores das empresas para a mudança e garantir que estes compreendam e saibam tirar partido das capacidades do novo sistema, para maximizar os benefícios da migração. Por esse motivo, investir na formação contínua e no apoio aos colaboradores durante todo o processo transitório é essencial. Por exemplo, um plano bem estruturado de desenvolvimento de competências pode fazer com que as equipas não só se adaptem rapidamente a novos métodos de trabalho, como também saibam aproveitar ao máximo os recursos e potencialidades do sistema. Estar preparado para a transição é a chave para o sucesso a longo prazo. As empresas que tomam a decisão de migrar para o SAP S/4HANA com antecedência, não só estão mais preparadas para responder rapidamente às exigências do mercado, como também se posicionam, desde cedo, para crescer de forma mais ágil e inteligente. Ao adotar este sistema avançado e moderno as empresas podem oferecer produtos e serviços de alta qualidade, melhorando a experiência do cliente e consolidando a sua vantagem competitiva. Por todos os motivos apresentados, podemos afirmar que o fim do suporte ao SAP ECC não é um ponto final, mas um marco no caminho para o futuro das operações empresariais, permitindo que as empresas se destaquem num mercado cada vez mais digital e competitivo. O futuro é agora e começa com uma mudança transformadora. 2025 é um ano de viragem para preparar a sua empresa para a conversão SAP S/4HANA e para um caminho no futuro digital. |