2025: tudo o que precisa de saber para preparar a sua empresa para a conversão SAP S/4HANA

2025: tudo o que precisa de saber para preparar a sua empresa para a conversão SAP S/4HANA

Com o passar dos anos, aproximamo-nos do final do suporte ao SAP ECC, versão ainda utilizada por muitas empresas em todo o mundo para gerir os seus processos de negócios. O anúncio foi feito pela própria SAP, prevendo o descontinuar deste suporte em 2027, sensivelmente daqui a dois anos

Tal cenário tecnológico tem um impacto empresarial significativo. Torna-se crucial para as empresas o aumento do foco na evolução para a mais recente solução SAP S/4 HANA, com toda uma panóplia paralela de sistemas adicionais à disposição, que a complementam e enriquecem de funcionalidades e digitalização de topo. O S/4 HANA é concebido para oferecer uma eficiência superior, análise de dados em tempo real e uma experiência de utilizador otimizada através da interface SAP Fiori.

Esta atualização tecnológica revela-se uma oportunidade para uma reestruturação profunda e, simultaneamente, uma janela de oportunidade estratégica para as empresas no que toca à competitividade e inovação. Trata-se de uma revolução na forma como estas operam - exigindo o abandonar de sistemas que ao longo do tempo se vão tornando obsoletos, ao proporcionar uma plataforma robusta, flexível e preparada para o futuro, permitindo que as mesmas se mantenham na linha da frente, num mercado que evolui a passo acelerado.

A migração para o SAP S/4HANA oferece às empresas a oportunidade de digitalizar processos de negócios, melhorar a integração entre áreas e aproveitar as capacidades de automação e inteligência artificial (IA) da plataforma, para aumentar a eficiência, reduzir erros humanos, diminuir custos e melhorar a qualidade e velocidade dos serviços prestados aos clientes. Além disso, permite transformar operações antigas, otimizar a colaboração e agilizar a tomada de decisões com ferramentas de análise em tempo real. Resumidamente, através da migração para o SAP S/4HANA as empresas podem responder rapidamente a novos desafios ou oportunidades de mercado.  

No entanto, embora este sistema ofereça várias vantagens tecnológicas, é importante que a sua adoção seja feita de forma consciente, planeada, completa e estratégica. Para uma adoção bem-sucedida é necessário preparar os colaboradores das empresas para a mudança e garantir que estes compreendam e saibam tirar partido das capacidades do novo sistema, para maximizar os benefícios da migração. Por esse motivo, investir na formação contínua e no apoio aos colaboradores durante todo o processo transitório é essencial. Por exemplo, um plano bem estruturado de desenvolvimento de competências pode fazer com que as equipas não só se adaptem rapidamente a novos métodos de trabalho, como também saibam aproveitar ao máximo os recursos e potencialidades do sistema.

Estar preparado para a transição é a chave para o sucesso a longo prazo. As empresas que tomam a decisão de migrar para o SAP S/4HANA com antecedência, não só estão mais preparadas para responder rapidamente às exigências do mercado, como também se posicionam, desde cedo, para crescer de forma mais ágil e inteligente. Ao adotar este sistema avançado e moderno as empresas podem oferecer produtos e serviços de alta qualidade, melhorando a experiência do cliente e consolidando a sua vantagem competitiva.

Por todos os motivos apresentados, podemos afirmar que o fim do suporte ao SAP ECC não é um ponto final, mas um marco no caminho para o futuro das operações empresariais, permitindo que as empresas se destaquem num mercado cada vez mais digital e competitivo. O futuro é agora e começa com uma mudança transformadora. 2025 é  um ano de viragem para preparar a sua empresa para a conversão SAP S/4HANA e para um caminho no futuro digital.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.