De acordo com os resultados do mais recente Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC, foram expedidos um total global de 355.2 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2015, 6,8% mais que o total de 332.6 milhões verificado no terceiro trimestre de 2014, marcando assim o segundo melhor trimestre em termos de vendas.
Este total ficou ligeiramente abaixo dos 363.8 milhões de unidades previstos pela IDC, devido principalmente às vendas de iPhones, ligeiramente menores do que o esperado, bem como à introdução de smartphones Android de última geração por parte parte de vários OEMs.
“O cenário de fabricante e de oferta de produtos é verdadeiramente singular, de momento, uma vez que muitos mercados estão a perceber que os consumidores estão a ficar mais conscientes de opções alternativas de compra no que toca a pagar por um smartphone,” afirma Ryan Reith, Program Director do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC.
“Em mercados consolidados e subsidiados, existe agora uma ampla gama de operadoras a oferecer planos de instalação de equipamentos, bem como opções de revenda. Ao mesmo tempo, o número de dispositivos livres de operador tem vindo a aumentar consideravelmente e está lentamente a começar a ter impacto nos consumidores. Nestes mercados, estas iniciativas irão pressionar diretamente os OEMs de Android com equipamentos que excedem os 500 dólares”, destaca o responsável.
“Existiu no terceiro trimestre uma grande ênfase em dispositivos de última geração à medida que os fabricantes competiram tanto em funcionalidade como em design,” afirma Anthony Scarsella, research manager na área de telefones móveis.
Novos modelos de última geração significaram para a maioria dos envolvidos uma maior competitividade a nível dos dispositivos topo de gama, uma vez que muitos irão tentar competir com a Apple e a Samsung por um lugar na elite.
No entanto, apesar do glamour do topo de gama, é expectável que a maior parte do volume e crescimento se venha a dar ao nível dos telemóveis de baixa/média-gama, especialmente em mercados emergentes.
A Samsung manteve-se líder no mercado global de smartphones, verificando um total de 84.5 milhões de unidades expedidas, mais 6,1% que no ano passado. A empresa manteve-se focada em dispositivos premium com o lançamento dos dois novos modelos de última geração, o Galaxy S6 edge + e o Note5.
Antecipando-se à Apple com o lançamento pouco convencional da gama Note em Agosto, a Samsung registou maiores vendas do que o habitual antes do novo iPhone ter sequer sido lançado.
À parte de modelos-chave de última geração, os dispositivos abaixo dos 200 dólares (Galaxy Core/Grand Prime, J-Series) lideraram a maioria das vendas em muitos mercados-chave emergentes.
Os novos iPhones da Apple ajudaram a impulsionar as vendas de 48 milhões de unidades do terceiro trimestre, mais 22.2% do que os 39.3 milhões de unidades vendidas o ano passado.
Com vendas recorde de 13 milhões de unidades na semana de lançamento, os iPhones 6S e 6S Plus continuam a cativar utilizadores que passaram para modelos superiores e utilizadores de Android em muitos mercados-chave como a China e os Estados Unidos.
Os anteriores modelos 5S, 6 e 6 Plus também venderam vigorosamente durante o trimestre graças às recentes descidas de preço.
O plano de upgrade recentemente lançado pela Apple poderá também vir a ajudar ao upgrade de dispositivos em mercados desenvolvidos, nos quais a saturação de smartphones continua a aumentar.
A Huawei expediu 26.5 milhões de unidades, um aumento impressionante de 60.9% relativamente ao ano passado.
A empresa focou-se mais uma vez na gama média-alta, sendo que quase um terço das remessas do trimestre deram-se dentro dessa faixa de preços.
Dispositivos como o Honor 6 Plus e o Ascend P8 ajudaram a um crescimento de 25% da gama média-alta em relação ao ano passado, de acordo com a Huawei.
Apesar do rápido crescimento na China e Europa, diz a IDC que a Huawei necessitará de se focar nos Estados Unidos, onde a sua presença se mantém relativamente baixa.
O recente lançamento do novo dispositivo premium Nexus 6P poderá sinalizar a possibilidade da Huawei competir seriamente neste mercado.
No terceiro semestre, o conjunto total de vendas de smartphones da Lenovo e Motorola chegaram aos 18.8 milhões, um crescimento de 11,1% relativamente ao ano passado.
A Xiaomi expediu 18.3 milhões de smartphones no terceiro semestre de 2015, alcançando um total de 52.1 milhões em 2015.