Venderam-se mais de 330 milhões de smartphones no terceiro trimestre

De acordo com os resultados do mais recente Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC, foram expedidos um total global de 355.2 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2015, 6,8% mais que o total de 332.6 milhões verificado no terceiro trimestre de 2014, marcando assim o segundo melhor trimestre em termos de vendas.

Venderam-se mais de 330 milhões de smartphones no terceiro trimestre

Este total ficou ligeiramente abaixo dos 363.8 milhões de unidades previstos pela IDC, devido principalmente às vendas de iPhones, ligeiramente menores do que o esperado, bem como à introdução de smartphones Android de última geração por parte parte de vários OEMs.

“O cenário de fabricante e de oferta de produtos é verdadeiramente singular, de momento, uma vez que muitos mercados estão a perceber que os consumidores estão a ficar mais conscientes de opções alternativas de compra no que toca a pagar por um smartphone,” afirma Ryan Reith, Program Director do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC.

“Em mercados consolidados e subsidiados, existe agora uma ampla gama de operadoras a oferecer planos de instalação de equipamentos, bem como opções de revenda. Ao mesmo tempo, o número de dispositivos livres de operador tem vindo a aumentar consideravelmente e está lentamente a começar a ter impacto nos consumidores. Nestes mercados, estas iniciativas irão pressionar diretamente os OEMs de Android com equipamentos que excedem os 500 dólares”, destaca o responsável.

“Existiu no terceiro trimestre uma grande ênfase em dispositivos de última geração à medida que os fabricantes competiram tanto em funcionalidade como em design,” afirma Anthony Scarsella, research manager na área de telefones móveis.

Novos modelos de última geração significaram para a maioria dos envolvidos uma maior competitividade a nível dos dispositivos topo de gama, uma vez que muitos irão tentar competir com a Apple e a Samsung por um lugar na elite.

No entanto, apesar do glamour do topo de gama, é expectável que a maior parte do volume e crescimento se venha a dar ao nível dos telemóveis de baixa/média-gama, especialmente em mercados emergentes.

A Samsung manteve-se líder no mercado global de smartphones, verificando um total de 84.5 milhões de unidades expedidas, mais 6,1% que no ano passado. A empresa manteve-se focada em dispositivos premium com o lançamento dos dois novos modelos de última geração, o Galaxy S6 edge + e o Note5.

Antecipando-se à Apple com o lançamento pouco convencional da gama Note em Agosto, a Samsung registou maiores vendas do que o habitual antes do novo iPhone ter sequer sido lançado.

À parte de modelos-chave de última geração, os dispositivos abaixo dos 200 dólares (Galaxy Core/Grand Prime, J-Series) lideraram a maioria das vendas em muitos mercados-chave emergentes.

Os novos iPhones da Apple ajudaram a impulsionar as vendas de 48 milhões de unidades do terceiro trimestre, mais 22.2% do que os 39.3 milhões de unidades vendidas o ano passado.

Com vendas recorde de 13 milhões de unidades na semana de lançamento, os iPhones 6S e 6S Plus continuam a cativar utilizadores que passaram para modelos superiores e utilizadores de Android em muitos mercados-chave como a China e os Estados Unidos.

Os anteriores modelos 5S, 6 e 6 Plus também venderam vigorosamente durante o trimestre graças às recentes descidas de preço.

O plano de upgrade recentemente lançado pela Apple poderá também vir a ajudar ao upgrade de dispositivos em mercados desenvolvidos, nos quais a saturação de smartphones continua a aumentar.

A Huawei expediu 26.5 milhões de unidades, um aumento impressionante de 60.9% relativamente ao ano passado.

A empresa focou-se mais uma vez na gama média-alta, sendo que quase um terço das remessas do trimestre deram-se dentro dessa faixa de preços.

Dispositivos como o Honor 6 Plus e o Ascend P8 ajudaram a um crescimento de 25% da gama média-alta em relação ao ano passado, de acordo com a Huawei.

Apesar do rápido crescimento na China e Europa, diz a IDC que a Huawei necessitará de se focar nos Estados Unidos, onde a sua presença se mantém relativamente baixa.

O recente lançamento do novo dispositivo premium Nexus 6P poderá sinalizar a possibilidade da Huawei competir seriamente neste mercado.

No terceiro semestre, o conjunto total de vendas de smartphones da Lenovo e Motorola chegaram aos 18.8 milhões, um crescimento de 11,1% relativamente ao ano passado.

A Xiaomi expediu 18.3 milhões de smartphones no terceiro semestre de 2015, alcançando um total de 52.1 milhões em 2015.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.