Mercados maduros registaram um crescimento de 8.2 por cento no terceiro trimestre de 2015, segundo dados da Gartner, com a Huawei a registar o maior crescimento
A constante procura por smartphones acessíveis nos mercados emergentes levou a um aumento global de 15.5 por cento nas vendas de smartphones no terceiro trimestre de 2015, de acordo com a Gartner. A Gartner revelou que as vendas globais de smartphones alcançaram as 353 milhões de unidades, um crescimento de 15.5% face ao mesmo período de 2014. “A disponibilidade de smartphones a preços acessíveis nos mercados emergentes levou os consumidores a trocar os seus telemóveis tradicionais por smartphones mais rapidamente devido à pequena diferença de preço”, refere Anhul Gupta, research director da Gartner. “As vendas de smartphones em mercados emergentes alcançaram os 259.7 milhões no terceiro trimestre de 2015—uma subida de 18.4 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2014—enquanto as vendas em mercados maduros viram um crescimento de apenas 8.2 por cento durante o mesmo período.” No terceiro trimestre de 2015, a Samsung renovou os seus dispositivos de referência, apenas quatro meses após a última atualização, de modo a fazer face ao abrandamento da procura dos seus produtos de gama alta e continuar a competir com a Apple. A Apple continuou a dominar o segmento premium do mercado de smartphones com o iPhone 6 e 6 Plus ao longo da maior parte do terceiro trimestre de 2015. A Huawei manteve o seu ritmo de crescimento, impulsionado pelas vendas de smartphones tanto no seu mercado de origem como na Europa, onde as vendas beneficiaram da cada vez maior visibilidade da marca, segundo a Gartner.
Vendas mundiais de smartphones no Q315 (em milhares de unidades)
Fonte: Gartner (Novembro 2015)
Android com 85% de quota de mercado Nos sistemas operativos, o iOS da Apple manteve um bom desempenho e cresceu 21%, acima da média do mercado. O Android obteve 1.4 pontos percentuais em quotas ao longo do último ano graças ao forte desempenho da Samsung e Huawei a nível global. O Windows desceu de 3% para 1.7%, desde o terceiro semestre de 2014. “Apesar do anúncio do Windows 10, é esperado que a quota de mercado do Windows continue a representar um pequena percentagem do mercado global de sistemas operativos para smartphones, com os consumidores a manter-se atraídos por ecossistemas rivais,” afirma Roberta Cozza, da Gartner. |